Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 14/03/2012 17:23 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Representantes do Norte Pioneiro são eleitos

A II Conferência Regional de Cultura elegeu os delegados que vão representar o Norte Pioneiro na Macro Conferência, em Londrina. Realizada na sexta-feira, 09, no Cine Iguaçu, em Jacarezinho, a Conferência foi a primeira etapa para a composição do Conselho Estadual de Cultura (Consec).

Durante a abertura do evento houve apresentações artísticas com representantes de São José da Boa Vista, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. Participaram também, a prefeita Tina Toneti e a chefe da 15ª Regional de Cultura, Narda Helena Joroski. Durante seu discurso, Tina ressaltou os importantes avanços no setor.

"O orçamento para a Cultura em Jacarezinho no ano de 2004 era de R$89 mil, representando menos de 1% do orçamento geral do Município. A partir de 2006, ultrapassou os R$500 mil, chegando a quase 2%. Apoiamos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 150 que está tramitando no Congresso e que luta para que sejam destinados à Cultura pelo menos 2% do orçamento da União, 1,5% do Estado e 1% do Município", destacou Tina.

A prefeita também lembrou da criação do Fundo Municipal de Cultura em Jacarezinho, através da Lei 1659/2005 que proporcionou o aumento nos investimentos; a realização das Conferências Municipais onde são discutidas as ações para o desenvolvimento no setor e também garantiu e otimizou a realização das oficinas permanentes, do Festival Jacarezinhense da Canção (Fejacan) e do EnCena, Mostra de Teatro de Jacarezinho.

"O desenvolvimento da Cultura em nosso município favorece toda a nossa região. As ações conjuntas através da Regional de Cultura da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), enfatizam o potencial do Norte Pioneiro", acrescentou Tina.

Delegados

Confira os delegados eleitos e que vão representar a região na Macro Conferência de Cultura que será realizada em Londrina:

Ribeirão Claro:

Luis Carlos Fernandes e Lucas da Silva Fermiano - Delegados Titulares Representantes da Sociedade Civil

João Paulo Molini e Ulisses Caio Barbosa - Suplentes

Cambará:

Agnaldo Burgo Júnior e Kailthon Favaro - Delegados Titulares Representantes da Sociedade Civil

Jéssica Rosso e Eriel Barreiros - Suplentes

Guapirama:

Maria Conceição Corrêa - Delegado Titular Representante da Sociedade Civil

Florival Xavier Dias - Suplente

São José da Boa Vista: