Saúde

Publicado em: 09/03/2012 11:21 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Passeata leva conscientização sobre câncer à Rua Paraná

Uma passeata em prol da conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero foi realizada ontem (08), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Muitas mulheres aderiram ao movimento e desceram a Rua Paraná no evento que faz parte da programação do "Mês da Mulher", promovida pela Prefeitura de Jacarezinho.

A prefeita Tina Toneti lembrou da importância de discutir o tema e levar ao conhecimento de todas as mulheres os riscos que tanto o câncer de mama, como o do colo do útero representam à vida. "Esta passeata foi um símbolo da nossa luta. Nos próximos dias, todos os postos de saúde estarão fazendo gratuitamente os exames preventivos à doença. É imprescindível que todas as mulheres façam os testes", acrescentou Tina.

Para a diretora-geral da Secretaria de Saúde, Andreia Kalil, a passeata foi uma excelente forma de mobilização e conscientização. "Contamos com a participação de muitas mulheres e tivemos uma repercussão muito boa. É importante também que esta mobilização chegue até os bairros do município e que as mulheres façam os exames", avaliou a diretora.

Já a enfermeira e instrutora do curso técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Rui Barbosa, Cleusa Maria Bonardi considerou que o câncer é um tema de saúde pública e ressaltou que a conscientização é importante não só no Dia da Mulher, mas sim, todos os dias.

Cronograma dos exames

Dentre a programação do "Mês da Mulher" está a oferta de exames e palestras sobre métodos anticonceptivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) nos postos de saúde dos bairros. As palestras são realizadas às 15h e os exames das 18h às 21h. Confira abaixo como está distribuído o cronograma pelos bairros:

Dia 09 - Aeroporto

Dia 12 - Vila Setti