Conservação Urbana

Publicado em: 08/03/2012 17:17 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Iluminação da Avenida que dá acesso ao IFPR é concluída

A Prefeitura de Jacarezinho concluiu a instalação da iluminação da Avenida Doutor Tito, que dá acesso à unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Com a conclusão do projeto, moradores, alunos e professores terão mais segurança para circular na via. A iluminação foi feita com recursos próprios do Município e teve um investimento de R$54 mil.

A prefeita Tina Toneti visitou o local acompanhada do secretário de Planejamento, Nelson Paulino e do diretor do campus de Jacarezinho do IFPR, Gustavo Villani Serra. "A iluminação da Avenida Doutor Tito vem contemplar as obras do IFPR. É muito importante que nossos alunos e professores possam transitar com mais segurança nesta área", afirmou Tina.

Para Nelson Paulino, todo novo projeto urbano deve ser integrado à realidade existente. Quando a área onde se instalaria o IFPR foi escolhida, a Prefeitura de Jacarezinho já vislumbrava as alterações que hoje são verificadas na região.

"Depois do acesso construído com recursos do Ministério das Cidades (R$300 mil), e do Município (R$196 mil), agora iluminamos o caminho para o IFPR, que trouxe mais segurança para toda comunidade acadêmica e bairros adjacentes, como Jardim Panorama, e Anita Moreira, que com este caminho viram seus bairros definitivamente integrados", observou o secretário.

O diretor do IFPR lembrou que quando foi concluída a construção do Instituto, no local não havia nem asfalto, quanto menos iluminação, e que a reivindicação dos estudantes pela instalação era constante. "Com certeza os alunos, principalmente os que se deslocam a pé, terão mais segurança e visibilidade. Já tivemos casos de assalto por causa da escuridão, acredito que a iluminação vai inibir este tipo de ação", acrescentou Serra.

O projeto

A iluminação da Avenida Doutor Tito faz parte do trabalho de ampliação da rede de energia elétrica, que foi implantado pela Prefeitura de Jacarezinho em vários pontos da cidade. O responsável técnico pela instalação foi o chefe da Iluminação Pública, Aparecido Antônio Alves. De acordo com o secretário de Conservação Urbana, Leonardo Costa Santos, foram investidos R$54 mil em recursos próprios.

"Instalamos na Avenida, 13 postes diferenciados que garantem o aspecto ornamental e deixa a via mais bonita. Cada um deles possui duas luminárias com lâmpadas econômicas que rendem dez vezes mais que as comuns. São luminárias modernas que ajudam a expandir a luminosidade e que estão dentro das normais técnicas e ambientais que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomenda", explicou Leonardo.

Novidades do IFPR

Em 2012 teve início a primeira turma do curso de Arte Dramática do campus de Jacarezinho do IFPR. De acordo com o diretor Gustavo Villani Serra ainda neste mês começará a construção de dois pequenos blocos, um com seis salas de aula e o outro que vai abrigar um laboratório de eletromecânica. Atualmente, a unidade conta com 620 alunos.

"Nós estamos com uma demanda por salas de aula, porque hoje a nossa limitação de desenvolvimento é espaço físico. A noite todas as salas estão ocupadas e para o próximo ano nos limitaria o crescimento, agora com as seis salas de aula vamos poder continuar crescendo", concluiu o diretor.