Finanças

Publicado em: 05/03/2012 14:47 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Foto: Arquivo – Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Arrecadação do ISS ultrapassa R$3 milhões

O Imposto Sobre Serviços (ISS) atingiu um aumento de 430,69% em sua arrecadação no período de 2004 a 2011, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Finanças de Jacarezinho. Em dinheiro, o aumento representa um montante de R$3.805,722,47.

Segundo o secretário de Finanças, José Antônio Anghinoni, o incremento se deve à implantação de nota fiscal eletrônica nas empresas da cidade, o que resultou num maior número de emissões de notas e, consequentemente, no aumento de arrecadação do imposto. Além disso, o incremento se deve também ao aumento de 179, 16% no número de empresas ativas na cidade, durante o mesmo período.

Anghinoni explicou que esse dinheiro em caixa representa melhorias para a população. "Com esse dinheiro em caixa, a Prefeitura pode fazer mais investimentos, como em postos de saúde, construção de escolas, asfaltos, entre outras finalidades de interesse público", acrescentou .

O secretário afirmou ainda que além do dinheiro arrecadado pelo ISS, existem também as transferências que são repassadas pelo Governo Federal, pelo Fundo de Participação do Município (FPM) e Estadual, através do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que no geral, representam 85% da renda do Município.

Os outros 15% são resultado da Receita Tributária, que são os impostos cobrados na cidade, sendo eles o ISS, IPTU e taxas de licenciamento.