Jacarezinho possui hoje cerca de 1.200 agricultores no Cadastro de Produtores Rurais (CAD/PRO). Eles emitem a Nota do Produtor, documento fiscal obrigatório para acompanhar a produção agropecuária. Com isso, o Estado e o Município têm condições de saber o quanto foi comercializado e, em consequência, os recursos que poderão voltar ao meio rural em forma de benefícios.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Antônio Costa destacou que no final de 2011, a Prefeitura de Jacarezinho adquiriu com recursos próprios um trator e uma grade aradeira que são utilizados pelos agricultores do município.
"Foram investidos R$104.950 mil nessa compra. É importante lembrar que ao emitir a Nota do Produtor, é gerado um imposto que se reverte ao Município em forma de recursos próprios. Quanto mais notas, mais benefícios o próprio agricultor terá como retorno", acrescentou Costa.
As notas devem ser emitidas nas saídas de bens e produtos da propriedade do produtor rural, seja para vendas, remessas para feiras, exposições ou depósitos e também nas transferências para outra propriedade, ainda que dentro município e do mesmo produtor.
De acordo com o chefe da Divisão do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), José Lázaro Gutzlaff, a emissão da Nota do Produtor é uma das garantias que o pequeno agricultor tem para obtenção da aposentadoria e demais benefícios junto à Previdência Social.
1º Aviso
Cadastre aqui o Auxilio Pedágio - Moradores de Marques dos Reis
Link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/17xrpjUTZrwpaR8WyrxTTDkYE4pQAcF-8CoUvSYTt3G8/preview
2º Aviso
Comunicado importante:
Emissão de RPS e Integração de Notas via Web Service, alteração do “xml” para adequação ao padrão Nacional. Obrigatoriedade à partir de 01/01/2025
Link abaixo:
https://jacarezinho.pr.gov.br/pagina/1909_Ambiente-de-Teste-WEBSERVICE-2026.html