Saúde

Publicado em: 29/02/2012 15:57 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Marina Lukavy - Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Laboratório do Posto de Saúde Central recebe melhorias

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti visitou na terça-feira (28), as instalações do Laboratório Municipal que funciona no prédio do Posto de Saúde Central. Nos últimos dias, o Laboratório passou por um processo de reformas e a sala de coleta de material para exames foi aumentada, melhorando assim, o atendimento à população.

O investimento da Prefeitura Municipal nas reformas do Laboratório foi de R$19.969. "Essas melhorias garantem o acesso de toda a população com mais conforto e, a qualidade nos serviços prestados pela Secretaria de Saúde, conforme preconizam as normas técnicas", afirmou a prefeita.

O secretário de Administração e Saúde, João Luccas Thabet Venturine explicou que dentre as obras de adequação executadas no local estão a troca dos pisos e a renovação da pintura, de acordo com as regras da Vigilância Sanitária. "Além disso, a sala de coleta teve o espaço físico aumentado, proporcionando mais comodidade aos pacientes", acrescentou.

No ano passado, foi adquirido para o Laboratório Municipal um aparelho de hematologia, com isso, houve melhora na qualidade dos serviços e a capacidade de realização de exames no local aumentou.

A bioquímica do Laboratório Municipal, Flávia Figueiredo Saad contou que a expectativa é que em breve seja feita a aquisição de um aparelho de bioquímica que faz exames de glicose, colesterol, triglicérides, entre outros. "Nós já temos um aparelho bioquímico, porém, ele é semiautomatizado e acaba limitando um pouco o número de exames", acrescentou.

Laboratório Municipal

Os exames realizados com mais frequência pelo Laboratório Municipal são: hematologia; urinálise; bioquímicos; sorológicos; tipagem sanguínea e o teste rápido de HIV. Flávia lembrou que o resultado deste último leva apenas 20 minutos para ficar pronto.

Para disponibilizar a população testes rápidos para diagnóstico de outras doenças como hepatites B e C, e sífilis, uma equipe do Laboratório Municipal está passando por um treinamento junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).