Saúde

Publicado em: 23/01/2012 11:30 | Fonte/Agência: Texto Juliana Modotti com informações do site: www.combatadengue.com.br | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Confira algumas informações que podem ajudar na guerra contra o mosquito

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e atinge milhares de pessoas de diferentes idades e classes sociais, por isso, todos os cidadãos têm o dever de combater o inseto transmissor da doença, não deixando água parada em recipientes como tambores, tonéis, pratos de vasos de planta, garrafas, latas entre outros objetos.

Acumulados em água parada, os ovos do mosquito são postos milímetros acima da superfície, por isso, a importância de todos cuidarem de seus quintais, terrenos baldios e demais objetos expostos ao tempo, para que não deixe a água parada e não facilite a desova do mosquito transmissor.

No ano de 2011, ocorreu um grande surto de dengue em Jacarezinho, por isso, diversas Secretarias Municipais como Saúde, Meio Ambiente e Educação, têm a preocupação de fazer o possível para combater a doença.

As ações vão desde doação de plantas como Citronela e Crotalária, que são repelentes naturais, à ações voluntárias como campanhas e divulgação de folhetos informativos.

Nas escolas, as crianças aprendem desde cedo a importância do combate à dengue, através de atividades recreativas, educativas dentro e fora da sala de aula.

Outra ação desenvolvida, são as reuniões do Comitê de Combate à Dengue, realizado todas as sextas-feiras. Nesta reunião, são apresentados os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), que no primeiro levantamento de 2012, apontou que Jacarezinho está conseguindo manter os índices de infestação do Aedes aegypti dentro das normas exigidas pelo Ministério da Saúde, ou seja, abaixo de 1%.

Entretanto, nenhuma destas ações terão resultado, se a comunidade não fizer sua parte. A responsabilidade é de todos, por isso, aí vão algumas dicas para que possamos combater a dengue e vencer essa guerra!

• Não deixe água acumulada sobre a laje
  • Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pela calhas.
  • Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água.
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
  • Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas.
  • Mantenha a caixa d'água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d'água.
  • Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana.
  • Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova.
  • Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

Modo de transmissão

A fêmea do mosquito pica o indivíduo infectado, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre neste ciclo: homem- mosquito- homem.

Após ingerir sangue infectado, o inseto fêmea mantém-no em período de incubação. Depois desse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus durante toda a sua vida, que dura em torno de 30 dias.

A fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos  e, apesar de copular  somente uma vez, tem capacidade de desovar várias vezes durante sua vida. Essas desovas estão condicionadas à ingestão de sangue, por isso necessita alimentar-se periodicamente.

É durante essa alimentação que, se ela estiver infectada, pode transmitir o vírus da dengue ou se contaminar com o vírus, caso se alimente de uma pessoa que esteja infectada.

Os sintomas

Dentre os sintomas mais comuns e freqüentes da dengue estão:

• Febre alta;
  • Dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Dor no corpo e nas juntas;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas como dores abdominais; vômitos; qualquer tipo de sangramento, vá imediatamente à unidade de saúde. A dengue pode estar evoluindo para a forma grave.  Não perca tempo, a forma grave da dengue pode matar!

Tratamentos

Ao serem observados os primeiros sintomas da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo.

A reidratação oral com soro caseiro, água ou sucos pode ser feita antes mesmo da consulta médica.

Após a consulta, alguns cuidados devem ser observados, como:

• manter-se em repouso;
  • continuar bebendo muito líquido;
  • usar somente os medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.

É importante destacar que a pessoa com dengue não pode tomar remédios como Aspirinas, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

Se você é um cidadão que se preocupa com a saúde de sua família, denuncie.

A dengue pode matar.

Disk denúncia: (43) 3911- 3058