O projeto "Acupuntura Laboral" está sendo implantado na Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria de Administração, no Departamento de Medicina do Trabalho, visando a qualidade de vida de seus funcionários.
A acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como atividade terapêutica principal ou mesmo complementar em diversas patologias, como por exemplo, enxaqueca, alergias, problemas gastrointestinais, dores articulares, ansiedade, depressão entre outras doenças.
Segundo Osvaldo Ximenes, farmacêutico e bioquímico da Secretaria Municipal de Saúde, especialista em acupuntura, a depressão e a ansiedade são as doenças do século. "O projeto é um recurso alternativo ao uso de remédios, que usados constantemente, podem causar efeitos colaterais", acrescentou.
Além disso, o especialista afirmou que com o conhecimento e a técnica necessária, a acupuntura ajudará de forma eficaz no tratamento de dores articulares, principalmente nas dores de coluna.
Ximenes destacou ainda que a implantação do projeto, futuramente, pode representar uma redução de funcionários municipais com problemas de saúde, diminuindo também o número de medicamentos utilizados em consultas, o que significa menos gastos ao Município.
Para o secretário de Administração e de Saúde, João Luccas Thabet Venturine, as ações devem ser projetadas no sentido de que todos tenham acesso à saúde. E para tanto se impõe a necessidade de adoção de práticas preventivas como instrumento de gestão da saúde.
Para ter acesso ao projeto, o paciente deve ter indicação médica, ou procurar o Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho, ao lado do setor de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura, e falar com a enfermeira Mariana.
O horário de funcionamento é toda segunda, terça e quinta-feira, das 8h às 11h.