Saúde

 

Publicado em: 24/02/2012 14:55 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Jacarezinho mantém indicadores satisfatórios no combate à dengue


Whatsapp

 

O Comitê Intersetorial de Combate à Dengue se reuniu hoje, 24, para discutir os bons resultados obtidos por Jacarezinho no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) realizado no mês de janeiro.  O município manteve o nível abaixo de 1%, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Porém, a maior parte dos focos continua concentrada no lixo doméstico.

O resultado obtido no primeiro levantamento de 2012, mostra que Jacarezinho está conseguindo manter os índices de infestação do Aedes aegypti dentro das normas exigidas pelo Ministério da Saúde - abaixo de 1%.

Por outro lado, o levantamento apontou um grande problema: a maior parte dos focos encontrados está no lixo doméstico e nos depósitos ao nível de solo. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária e responsável pelo trabalho de controle da dengue, Luís Carlos Ferreira, estes focos estão presentes, geralmente, em materiais recicláveis que ainda são descartados de forma inadequada.

Através do programa de combate à dengue, o Município de Jacarezinho vem desenvolvendo todas as atividades necessárias e preconizadas pelo Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD). "Apesar de todo esse trabalho, é importante que a população colabore para que no final desta estação possamos comemorar juntos um verão sem dengue", completou o diretor.