Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 22/02/2012 16:52 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Mais de dez mil pessoas prestigiaram o Carnaval

Quem esteve na Rua Paraná na noite de ontem (21), pôde notar o grande número de pessoas prestigiando o Carnaval de Jacarezinho.  Realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com escolas de samba de Cambará, Palmital e blocos locais, a festa trouxe muita alegria para a população.

A prefeita Tina Toneti ressaltou que gostou muito do resultado do Carnaval, tendo em vista a desistência de algumas escolas de samba da cidade de participarem do desfile oficial. "Em meu último ano de mandato, a prioridade era oferecer um Carnaval de qualidade para todos os jacarezinhenses", destacou.

Na oportunidade, Tina agradeceu a todos os populares que compareceram ao local e também à todas as escolas e blocos participantes. A prefeita também lembrou o apoio dos parceiros que ajudaram na realização do evento: equipe do Departamento de Cultura; Câmara de Vereadores; secretários municipais; equipe da Secretaria de Saúde; Polícia Militar, entre outros.

Segundo estimativas do diretor do Departamento de Cultura, Carlos Henrique Costa, mais de dez mil pessoas prestigiaram os desfiles das escolas e blocos. Para ele, ver a Rua Paraná lotada significou muita felicidade. "Meu coração sacudiu, estava tudo muito lindo", disse.

Outro ponto importante destacado pelo diretor foi a participação direta do público. "Foi interessante que se formaram pequenos blocos de foliões nas esquinas da Rua Paraná. Com o som de seus carros, as pessoas dançavam e divertiam de forma sadia. Foi um carnaval muito tranquilo", acrescentou.

A festa teve início com o Bloco Unidos de Jacarezinho e a banda, que desceram a Paraná tocando marchinhas e trazendo o Rei Momo e a Rainha, que receberam os foliões e abençoaram os desfiles subsequentes.

Em seguida, veio a Escola Unidos do Morro, da Vila São Pedro, que contou com a participação de membros da Escola Unidos da Vila Rubim, de Cambará, e na Comissão de Linha de Frente, contou com a comitiva do coreógrafo Lincon, de Ourinhos.

O Mestre Sala e o Porta Bandeiras, eram de Jacarezinho e a bateria era comporta por 70 integrantes. O enredo trazia o nome "Emoções" e falava sobre a Vila São Pedro e o Carnaval da cidade.

Dando continuidade, o Bloco da Saúde composto por membros da Secretaria Municipal da Saúde de Jacarezinho, desceu a Paraná distribuindo preservativos e materiais de campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Fechando o desfile e encerrando o carnaval, desceu a Escola de Samba Unidos de São José, de Palmital. A Comissão de Linha de Frente representada por guardiãs e Deuses do Olimpo, fizeram referência à mitologia grega. A bateria era composta por 60 pessoas e contava com a Ala das baianas. A Escola também apresentou três casais de Mestre Salas e Porta Bandeiras.