Publicado em: 04/08/2009 14:30 | Autor: Sanepar

Fique ligado !!! Se Ligue na Rede a todo vapor em Jacarezinho

Com o lema \"Ação Integrada e Responsabilidade Compartilhada” a Prefeitura Municipal de Jacarezinho (e todos os seus Departamentos), Sanepar, Vigilância Sanitária, Ministério Público, Núcleo Regional de Educação, Força Verde, IAP e demais parceiros estão dando continuidade nos trabalhos do Programa Se Ligue na Rede.

O Programa lançado em março deste ano, tem como objetivo contribuir para a melhoria do meio ambiente, da saúde e da qualidade de vida da população, promovendo a despoluição dos rios formadores das bacias hidrográficas, através da interligação correta de esgoto sanitário na rede coletora disponibilizada pela Sanepar e da ligação correta das águas de chuva nas galerias.

Várias ações já foram desenvolvidas no município, todas elas contemplando as responsabilidades das parcerias no programa, entre elas podemos citar, Mutirão de Limpeza do Ribeirão Ourinhos, Curso de Encanadores, Treinamento de Sensibilização, Treinamento de Vistorias Técnicas, etc.

Nesta terça (04) inicia-se os trabalhos de vistorias nas residencias pertencentes a Micro Bacia do Ribeirão Ourinhos.

Serão vistoriados os imóveis dos clientes da SANEPAR, com objetivo específico de verificar se a rede interna de esgoto do imóvel encontra-se interligada corretamente na Rede Coletora de Esgoto. É considerado imóvel interligado corretamente quando ocorrer as seguintes situações simultaneamente:

- os efluentes de esgoto são lançados na Rede Coletora de Esgoto;

- as águas pluviais não são lançadas na Rede Coletora de Esgoto;

- inexistência de fossas e sumidouros.

Os trabalhos do Programa Se Ligue na Rede tem base legal na Lei Estadual 13.331/2001 que determina:

- Todas as edificações, de quaisquer espécie, ficam obrigadas a efetuar a ligação à rede coletora de esgotos, quando forem por ela servidos.

- Toda a ligação clandestina de esgoto sanitário ou de outras procedências, feita a galeria de águas pluviais, deverá ser desconectada e ligada à rede coletora de esgotos.

- Quando não houver rede coletora de esgoto, todas as edificações, de qualquer espécie ficam obrigadas a fazer uso de tratamento individual de esgoto, com destinação final adequada do efluente.

É vedada a ligação de águas pluviais ou resultantes de drenagem, à rede coletora de esgotos sanitários.

As residências que não estiverem de acordo com a Lei serão devidamente orientadas para as providências que terão que tomar. Lembrando que o trabalho não visa a punição de nenhum morador, pelo contrário, visa o bem estar comum da população de Jacarezinho.