Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 13/02/2012 17:18 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Início das aulas depende de definição da Sanepar e CPFL

Para definir a data em que terão início as aulas no Complexo Educacional Paulo Pompéia Coutinho Filho - Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Renato Azzolini, na Vila Setti, a prefeita Tina Toneti e a secretária de Educação, Laura Lemos Gomes do Amaral irão se reunir com representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) que precisam determinar o prazo para finalização dos serviços no local.

De acordo com a secretária Laura, diante do laudo de engenharia e a garantia de que as empresas irão entregar seus serviços, as aulas no Complexo Educacional terão início. “As crianças não terão nenhuma perda, pois a previsão é de que as aulas comecem, no máximo, no dia 27 e com isso terão de ser recuperados sete dias de aula (cinco dessa semana e dois após o Carnaval) aos sábados. Quanto a carga horária, ela vai ser excedente este ano, pois o Município irá trabalhar com o ensino em tempo integral”, ressaltou Laura.

Adiamento da inauguração

A festa de inauguração do Complexo Educacional seria realizada no último sábado, 11, porém, devido aos problemas técnicos apresentados foi cancelada. Segundo o engenheiro e diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Rogério Gilioli, na sexta-feira, 10, o mestre de obras foi fazer uma vistoria e notou uma irregularidade na tesoura da cobertura do telhado. Após isso, no mesmo dia foi feito um reforço na estrutura e a obra foi liberada.

“Para a execução deste reparo foi necessário retirar a placa de PVC do forro, e por isso, surgiu o boato de que a forração teria caído, mas ela foi colocada logo após a realização do serviço. A inauguração da escola foi adiada porque aguardamos a Sanepar e a CPFL executarem a instalação adequada das redes de água e energia elétrica. As redes que vão alimentar a escola fazem parte das que estão sendo instaladas num loteamento aos arredores da escola. Sendo assim, as duas empresas não autorizam a ligação na escola enquanto não forem concluídas as obras no loteamento”, ressaltou o diretor.

O engenheiro responsável pela obra, Gilberto Jesus Vertuan, da Construtora Correa Vertuan Ltda, destacou mais uma vez que todos os reparos necessários na construção já foram realizados e o laudo técnico da empresa determina que a obra está liberada.