Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 10/02/2012 17:42 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Tina fala dos avanços na Educação em palestra a professores

Professores da rede municipal de ensino participaram na manhã de hoje, 10, de uma palestra de capacitação que marcou a abertura do ano letivo de 2012. Em seu discurso, a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti lembrou os avanços no setor da Educação ao longo dos últimos oito anos.

Segundo Tina, quase tudo na Educação Pública Municipal de Jacarezinho mudou a partir de 2005. A prefeita citou alguns números para exemplificar: o número de alunos passou de 2.500 para 5.000; as escolas de 12, para 20; o Município possuía três prédios escolares, hoje são 20; os funcionários aumentaram de 600 para mais de 1.000 e, os professores que no final de 2004, não chegavam a 200, este ano são 498.

Em 2005, poucas professoras trabalhavam nas creches, atualmente todas as classes do Berçário, Maternal e Jardim estão sob a regência de uma professora. “Nossas escolas mudaram. Não temos mais creches, aquelas instituições que recebiam a merenda de favor do Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar), que nem sempre eram administradas por pessoas qualificadas e onde só entrava criança cuja mãe comprovasse que tinha emprego. Agora temos escolas de Educação Infantil, direito de toda criança”, afirmou a prefeita.

Tina também citou as leis municipais que proporcionaram mudanças significativas na Educação do Município. Quando voltadas para o Magistério, estas políticas disciplinam a educação que se desenvolve por meio do ensino, em instituições próprias e permitem que a formação que se dá à criança na escola se vincule a prática social e ao mundo do trabalho.

“A nossa intenção é que vocês, professores, façam de cada escola municipal um ambiente privilegiado onde as crianças cresçam e se desenvolvam integralmente. Por isso estamos construindo os complexos educacionais, e peço a todos que atuam na Educação que me ajudem a oferecer a todas as crianças de Jacarezinho o mesmo ensino, a mesma recreação, a mesma cultura e o mesmo esporte, independente de onde elas vivem”, ressaltou Tina.

Palestra

A capacitação ofertada aos 498 professores da rede municipal faz parte do contrato assinado com a Editora FTD, para aquisição das 2.130 apostilas destinadas a Educação Infantil. Para a secretária de Educação, Laura Lemos Gomes do Amaral, é um privilégio poder trazer a Jacarezinho a palestrante Regina Schudo, que ministra capacitações no Brasil e no exterior.

“O principal tema abordado na palestra foi e o contraturno escolar que é algo que nossos professores vão aproveitar muito ao longo deste ano. 2012 marca o encerramento deste mandato da Tina e por isso queremos encerrar comemorando o sucesso e os avanços da Educação no município”, observou Laura.

A palestrante Regina Schudo frisou que somente a educação vai permitir que as crianças tenham sonhos. “Na medida em que as escolas promovem um ensino de qualidade essas crianças têm melhores perspectivas de vida”, concluiu.