Saúde

Publicado em: 08/02/2012 15:27 | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Programa de Ginástica Laboral é implantado na Secretaria de Saúde

Texto: Marina Lukavy

Foto: Alfredo Jorge

O Programa de Ginástica Laboral, que integra o Departamento de Medicina do Trabalho da Prefeitura de Jacarezinho, foi estendido também à Secretaria Municipal de Saúde. As atividades no Posto de Saúde Central tiveram início nesta semana. Dentre os vários benefícios, o Programa estimula a socialização entre os funcionários e, evita as lesões ocasionadas pelo esforço repetitivo.

Para o Secretário Municipal de Saúde e de Administração, João Luccas Thabet Venturine, a ginástica laboral tem comprovada eficiência e contribui para a consolidação das relações de trabalho. “Há um nítido viés de harmonização na medida em se que promove a integração social, sem perder de vista, contudo, a economia provocada no sistema de saúde. Buscamos, portanto uma atuação integrada ou em rede”, afirmou o secretário.

O objetivo principal do Programa de Ginástica Laboral é melhorar a socialização e prevenir as lesões ocasionadas pelo esforço repetitivo. Também é capaz de minimizar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho e proporcionar uma integração aos vários setores dentro da Secretária de Saúde.

“Fomos muito bem recebidos pelos funcionários. Todos estavam muito entusiasmados, receptivos e curiosos para a implantação do projeto de Ginástica Laboral”, destacou a coordenadora do programa, Camila Ramos.

A Ginástica laboral atende objetivos fisiológicos, psicológicos e sociais, pois estimula as capacidades físicas e mentais do indivíduo, de modo que estejam equilibradas para que ele possa desenvolver-se com o máximo rendimento em todos os sentidos com atenção, agilidade e urgência, qualidade, trabalho em equipe, produção, satisfação e motivação.