Laura Lemos Gomes do Amaral / Rômulo Madureira
A Prefeita de Jacarezinho Tina Toneti reuniu-se no último dia 24 com a chefe do Núcleo Regional de Educação, Silvia Regina de Souza, para entre outros assuntos, discutir o transporte dos alunos da rede pública neste ano de 2012. Na oportunidade, a prefeita deixou muito clara sua posição: ela deseja implantar a Educação Integral, porque esse é um direito das crianças e obrigação do município, que vem investindo na Educação de qualidade em Jacarezinho.
“Os recursos previstos para essa implantação foram definidos calculando-se que gastaríamos com o transporte das crianças em duas viagens: uma para vir da zona rural pela manhã e outra para voltar, à tarde”, disse a prefeita Tina, explicando que pela Constituição, o dever da Prefeitura é atuar prioritariamente na Educação Infantil e na etapa inicial do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), sendo obrigação do Estado os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Como a Lei Federal 10.709/2003 determina, o Estado deve responsabilizar-se pelo transporte de seus alunos e, diante das promessas feitas pelo governador em sua campanha política, acreditou-se que ele cumpriria o que disse. Entretanto, o Estado envia um recurso insuficiente para quitar os valores gastos com o transporte dos alunos da rede estadual de ensino. Mesmo com o Estado não cumprindo sua parte, durante as duas gestões da prefeita Tina Toneti, desde 2005, o transporte aos alunos da rede estadual de ensino nunca foi interrompido.
De acordo com a prefeita, neste ano letivo não será diferente. “Assinando ou não o Convênio com o Governo do Estado, a Prefeitura custeará o transporte de todos os escolares matriculados na rede pública de ensino”, disse.
Já no final da tarde de ontem, quinta-feira, o Secretário de Estado da Educação, Prof. Flávio Arns ligou para Tina Toneti, perguntando se a prefeita gostaria de ir à Curitiba acompanhada de sua secretária de Educação, Laura Lemos Gomes do Amaral, a fim de conversar pessoalmente sobre o transporte escolar. A reunião foi marcada para a próxima terça-feira, 31, às 16h.
A partir disso, a Prefeita Tina Toneti anseia que o Secretário de Estado apresente uma alternativa para que o Governo Estadual arque com o transporte dos alunos estaduais dos anos finais do Fundamental e do Médio. Neste ano, o total de recursos necessários para levar os alunos do Estado e do Município totalizará cerca de R$1.250.000.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.