Planejamento

Publicado em: 19/01/2012 16:38 | Autor: Departamento de Comunicação / Matérias: Rômulo Madureira / Fotos: Alfredo Jorge

Integrantes do G5 visitam Jacarezinho

Durante todo o dia de ontem, a prefeita Tina Toneti e os secretários de Planejamento Nelson Paulino e de Agricultura e Meio Ambiente José Antonio Costa participaram de série de visitas do G5 - Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento da Bacia do Paranapanema. Depois de passarem por Ribeirão Claro e Carlópolis, o grupo veio à Jacarezinho, onde conheceu a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) e da Associação Agropecuária de Jacarezinho (Agrojac), abordando as potencialidades dos setores da Saúde e Agricultura. O G5 é formado por Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora e Guapirama.

Integraram o grupo o diretor executivo do G5, Rômulo Ribeiro Santana, o assessor territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Antonio Ricardo Neto (Território da Cidadania) e o ouvidor da Prefeitura de Ribeirão Claro, Fábio Oliveira de Luca, além do consultor de projetos Fundação e Instituto de Pesquisas Econômicas, de São Paulo, Marcos Torgato. Torgato foi convidado para conhecer a região e auxiliar no desenvolvimento de ideias.

O grupo visitou várias iniciativas e órgãos importantes dentro do G5, em Carlópolis e Ribeirão Claro. Em Jacarezinho, foram recebidos por Gláucio Cícero da Silva, no Cisnorpi, onde debateram sobre as possibilidades, demandas e melhorias possíveis para a Saúde em caráter regional e Estadual. Já na Agrojac, foram recebidos pelo gerente Cid Cezar Abib e conversaram sobre as novidades previstas já para este ano, como aquisição de novos resfriadores e preparação de produtos com maior valor agregado.

O secretário Municipal de Planejamento, Nelson Paulino, destacou que o desenvolvimento regional sustentável é a “tônica do momento”. “Achei as reuniões e debates muito proveitosas. Passamos a conhecer um pouco melhor a realidade de nossa região, essencial para o desenvolvimento de ações integradas. Se a região se desenvolve, todos os municípios são beneficiados com isso”, falou.

Na mesma toada, o diretor executivo do Consórcio, Rômulo Santana ressaltou que agora é o momento de todas as partes colocarem suas ideias para debate e aprimoramento. “A questão da política integrada é o que os Governos Federal e Estadual priorizam no momento de repassar os recursos. Já tínhamos diversos projetos desde o início do G5, mas agora é o momento de explorarmos todo nosso potencial. Os prefeitos integrantes estão colaborando muito neste processo”, disse.

Entenda o que é o G5
De acordo com o Estatuto do próprio órgão, a finalidade do Consórcio Intermunicipal G-5 é abordar o desenvolvimento político, econômico e social, de forma sustentável, com a responsabilidade de um crescimento ordenado entre os consorciados proporcionando o desenvolvimento regional e local. O Estatuto ainda diz que constituem objetivos básicos do G-5:

I – planejar e executar as atividades de interesse comum, destinadas ao desenvolvimento socioeconômico dos Municípios integrantes do consórcio intermunicipal, promovendo os serviços públicos e fomentando a iniciativa privada nas atividades de interesse público;

II – representar os Municípios que a integram perante entes públicos e privados, nacionais e estrangeiros, nos assuntos de interesse comum;

III – articular-se com outros entes para a obtenção de recursos que serão alocados em projetos, obras e serviços de interesse comum. Na execução de suas finalidades e objetivos o G-5 pauta-se pela observância dos princípios da Administração Pública inscritos no Artigo 37 da Constituição Federal e na legislação decorrente.