Geral

Publicado em: 19/01/2012 13:13 | Autor: Departamento de Comunicação / Matérias: Rômulo Madureira / Fotos: Alfredo Jorge

Agricultura de Jacarezinho será beneficiada com mais três convênios

Jacarezinho será contemplada com mais três convênios em benefício da Agricultura da cidade. O primeiro convênio prevê a construção de 13 casas para agricultores familiares (no valor de R$325 mil). O segundo trata da licitação de óleo diesel para os veículos da Prefeitura que fazem manutenção das estradas rurais (R$40 mil) e o terceiro, da aquisição de quatro resfriadores de leite para os produtores da Agrojac (R$42 mil).

O chefe do núcleo regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, esteve na manhã desta terça-feira (17) no gabinete da prefeita Tina Toneti para assiná-los. Estavam presentes os secretários Municipais de Agricultura, José Antonio Costa e de Planejamento, Nelson Paulino Leite.

Vieira fez questão de frisar a capacidade de elaboração de projetos da equipe da Secretaria da Agricultura e da Emater. “Os convênios existem e a Agricultura familiar é prioridade do Governo do Estado e, especialmente do secretário de Estado da Agricultura Norberto Anacleto Ortigara, mas só são contemplados os municípios que são articulados e organizados neste sentido, como é o caso da Prefeitura de Jacarezinho”, falou.

O secretário de Agricultura José Antonio Costa disse que estes recursos serão de suma importância para a melhoria das condições de vida dos pequenos produtores de Jacarezinho. A parceria entre Estado e Município sempre potencializa os recursos e ações  de ambos e   assim  podem fazer mais com menos.  Cabe destacar a sensibilidade e presteza da equipe da Secretaria de Estado da Agricultura, nossos agradecimentos aos  Senhores Norberto Anacleto Ortigara – Secretário de Estado – e Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira – Chefe Regional.

Detalhes dos convênios:

1) 13 casas para Agricultura familiar (no valor de R$25 mil cada uma): o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável foi quem escolheu as famílias que serão contempladas. O chefe da SEAB explicou que a construção das casas é uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), SEAB e Emater. “O Governo do Estado e a SEAB entram com o subsídio para a mão-de-obra e a Cohapar, com os recursos para a construção. A Prefeitura irá organizar os recursos e a compra comunitária para facilitar com relação aos preços”, disse.

2) O intuito dos R$40 mil para licitação de óleo diesel é de realizar a manutenção de 9,5 quilômetros de estradas rurais no bairro Ouro Grande (estrada da CADD). No final do ano passado, a prefeita Tina solicitou este recurso para melhorar a estrada e melhorar o escoamento da produção, garantindo a movimentação da economia rural no município.

3) Resfriadores de leite para Agrojac: serão dois resfriadores com capacidade para 600 litros e outros dois com capacidade para mil litros. Os produtores que fornecem leite para Agrojac dos bairros rurais Cachoeira, Ouro Grande, Vila Rural e Campo Experiência serão beneficiados.