Planejamento

Publicado em: 16/01/2012 19:31 | Autor: Departamento de Comunicação / Matérias: Rômulo Madureira / Fotos: Alfredo Jorge

Estrada que dá acesso ao Santuário será pavimentada

Na tarde de hoje (16), a prefeita Tina Toneti e o secretário Municipal de Planejamento Nelson Paulino Leite receberam no gabinete a gerente da Caixa Econômica Federal em Jacarezinho, Norma Saad. O motivo da visita foi a assinatura do convênio que tem por objeto a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso ao Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Trata-se da segunda emenda parlamentar (esta do ano de 2011 e no valor de R$400 mil) do deputado federal Ângelo Vanhoni (PT). A primeira emenda, do mesmo parlamentar e referente à outra parte do caminho até o Santuário, data de 2010 e tem valor de R$300 mil.
De acordo com o secretário Nelson Paulino, esta pavimentação vem atender à solicitação da comunidade católica de toda a região, que há muito sonhava com essa obra. Paulino destacou a participação essencial de autoridades de nosso município neste processo, dentre elas a religiosa responsável pelo Santuário, Irmã Patrícia Ferreira Lemes, e o presidente do Terço dos Homens, Volni Martoni.
Martoni reiterou a colocação de Paulino. “É o resultado de uma luta de três anos, conquista não só para a Diocese de Jacarezinho, como também para a de São Paulo. Agradecemos muito pelo empenho da prefeita Tina, do secretário Nelson e do deputado Vanhoni. Seria muito difícil conseguir essa verba sem a articulação política. Agora, a tendência é que o fluxo de visitação ao Santuário, que já vinha sendo grande, aumente ainda mais”, disse.
O secretário Nelson Paulino explicou que este empreendimento, além da questão religiosa que por si só já é um relevante motivo, agrega também um viés econômico, por conta de que esta estrutura potencializa o Turismo religioso, que hoje já é uma realidade em Jacarezinho. Até pelo fato de a cidade já possuir acervos de valor histórico inestimável, como as pinturas de Eugênio Sigaud na Catedral, por exemplo, que atraem visitantes de diversos locais do país. O fortalecimento da infraestrutura de acesso fortalece este potencial.

Religiosidade, Preservação da Memória, Cultura e Turismo

Esta notícia da pavimentação vem acompanhada com a da restauração das estações da estrada de ferro de Jacarezinho e Marques dos Reis pela América Latina Logística (ALL). Ainda segundo o secretário de Planejamento, a proximidade geográfica entre o Santuário e a ferrovia irá favorecer a criação de mais uma novidade. “Aquele antigo sonho de utilizar este trecho da estrada de ferro como atrativo turístico está ficando cada vez mais próximo. Estamos desenvolvendo estudos no sentido de implantar no prédio restaurado um Museu da memória da ferrovia e do café, em parceria com o Governo Federal. Este seria mais um interessante incentivo ao setor turístico-cultural da cidade”, adiantou Nelson.
Ainda dentro da mesma área de atuação, em ritmo constante de crescimento, Jacarezinho tem recebido nos últimos anos vários investimentos na infraestrutura turística do Município, como por exemplo, a construção do Recinto de Leilões no Centro de Eventos e a reforma total e ampliação da Rodoviária (ambas obras resultantes do Programa de Apoio à Infraestrutura Turística, do Ministério do Turismo).
Todos os meses, o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt de Jacarezinho recebe milhares de fiéis e turistas, movimentando a economia da cidade. Mais informações podem ser consultadas na página da Diocese: www.diocesejacarezinho.com.br ou diretamente no Departamento Municipal de Turismo pelo telefone 3911-3056.