Conservação Urbana

Publicado em: 06/01/2012 16:51 | Autor: Departamento de Comunicação / Matérias: Rômulo Madureira / Fotos: Alfredo Jorge

Prefeitura de Jacarezinho reforma praça da Vila Setti

Fonte: Marina Lukavy / Padre Celso Miqueli / Jornal Pérola do Norte

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho via Secretaria de Conservação Urbana, iniciou nesta semana a reforma da praça em frente à Paróquia São José Operário, na Vila Setti. As melhorias foram definidas em reunião realizada no final do mês de dezembro envolvendo o secretário de Conservação Urbana Leonardo Costa Santos, a diretora de Meio Ambiente Annieli Maieski, o pároco responsável pelo bairro, padre Celso Miqueli e demais servidores municipais que estão trabalhando diretamente na obra.

Para tratar dos detalhes destas mesmas melhorias, o pároco esteve recentemente no gabinete da prefeita Tina Toneti, em nome de toda comunidade, juntamente com Leonardo Santos e da engenheira civil da Secretaria, Andressa Garbellotti, alem do chefe de obras Rogério Maciel e o chefe de  iluminação “Cido” e Francisco que  faz manutenção da praça. Nesta reunião, detalhes do projeto foram acertados.

Ficou acordado que nesta primeira semana, teria início a preparação dos barrancos que estão ganhando grama nova e tendo suas raízes cortadas. Já está em fase de conclusão também o nivelamento do terreno com terra e mureta. Um detalhe interessante é que a grama deverá ser regada até que se firme toda a sua brota, por mais ou menos quatro meses. Além disso, toda a sarjeta será elevada e construída uma pequena muretinha de  50 cm para  garantir a proteção em toda parte onde houver  a grama.

No lugar em que atualmente existem pedras irregulares, do portão da igreja ao início da praça, será construída uma calçada, facilitando o trânsito de pessoas idosas, mães com carrinhos de bebê, cadeirantes, melhorando assim, a acessibilidade e estética desta área.

Serão instaladas três lixeiras pares, uma para lixo reciclado e outra orgânico, sendo localizadas duas na calçada nova e outra próxima aos bancos na praça. Os bancos passarão por reformas e serão todos pintados. Os postes serão todos reformados e receberão lâmpadas novas.

Restauração do Cruzeiro

De 20 a 28 de janeiro, 110 jovens missionários da Mãe e Rainha estarão trabalhando na paróquia e ajudarão na restauração do Cruzeiro da praça, deixando assim uma lembrança concreta de sua ajuda e fé. Além do valioso auxílio nas obras, os jovens também farão atividade social de conscientização sobre a Dengue em toda a vila Setti.

O Cruzeiro será iluminado, ficando pronto para a missa do dia  26 de janeiro, 19h30, onde o Bispo D. Antônio Braz Benevente presidirá a celebração, tendo como concelebrantes o padre Carlos Sávio, assessor nacional do Setor da Juventude pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que visita esta comunidade em perspectiva da vinda do Papa ao Brasil em 2013. Haverá ainda a presença dos padres do Instituto Secular de Schoenstatt, que estarão em missão com os jovens e demais sacerdotes que puderem comparecer.

De acordo com Miqueli, o chefe de iluminação da Prefeitura sugeriu uma iluminação mais moderna, de neon ou LED, que acenderia juntamente com o super poste, valorizando o símbolo e marco histórico da praça. De acordo com o padre Celso, os funcionários trabalharão com muita dedicação para que até dia 10 de janeiro, a parte  elétrica esteja pronta.

O secretário Leonardo afirmou que todos esforços estão sendo dedicados para que o essencial, ou seja, iluminação, grama e infraestrutura, estejam finalizados até o dia 26, data da Missa da Restauração do Cruzeiro. Posteriormente, outros detalhes dentro do previsto deverão ter continuidade. O padre Celso sugeriu ainda demarcações transversais em torno da praça para melhor estacionamento dos carros na parte baixa da praça, proposta encaminhada para análise junto aos técnicos da Prefeitura de Jacarezinho.

“Com as bênçãos de Deus, que todos os bons projetos e sonhos  se realizem para o bem de todos! Aos que estão rezando e acreditam neste sonho, digo: se acreditarem em MIM (Jesus), faremos progressos ainda maiores! Deus agindo, quem impedirá?”, foi a mensagem deixada pelo padre Celso Miqueli.