Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 12/12/2011 15:09 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Meio Ambiente coloca alunos do Panorama em contato com reciclagem

Na última semana, a equipe do Departamento Municipal de Meio Ambiente realizou atividade com os alunos do 3º e 4º ano do Complexo Gastão de Mesquita Filho (Jardim Panorama).

A ação educativa, em parceria com a Associação dos coletores de materiais recicláveis de Jacarezinho (Assomarja), foi executada pela bióloga do Departamento Suélen Silva de Oliveira juntamente com o coordenador de resíduos sólidos Manoel Pereira do Nascimento Neto.

De acordo com Suélen, através da atividade, os alunos puderam ver de perto como funciona uma associação de reciclagem. “Desde setembro, a educação ambiental é aplicada para estes alunos em sala de aula. Este foi um momento importante, de conferir na prática como funciona”, falou.

Na Assomarja, as crianças puderam observar os associados trabalhando na separação do material em plástico, papel, alumínio e vidro. Eles acompanharam também todo o processo que envolve a reciclagem, desde a prensa dos materiais até a formação dos fardos (depois de prensados), culminando no armazenamento para a venda.

Em todos os momentos, os profissionais da Prefeitura lembravam os pequenos da importância da reciclagem em suas casas. “É essencial que as crianças tenham a consciência de que, se o material não for separado para reciclagem, o destino dele será poluir os rios, o solo e a atmosfera”, completou a bióloga.