Assistência Social

Publicado em: 07/12/2011 11:39 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Casamento comunitário sela união de 65 casais de jacarezinho

No último sábado, 65 casais entrelaçaram suas vidas em mais uma edição do Casamento Comunitário. Realizado no Cine Teatro Iguaçu e promovido pela Prefeitura, o casamento conjunto é feito para reduzir os custos dos noivos e dar aquela ‘força’ no momento mais importante da vida do casal. O vice prefeito municipal Beto Rocha compareceu representando a prefeita Tina e desejou boa sorte aos casais na nova vida.

Esta é a oitava edição do casamento, que começou em 2005, primeiro ano do governo da prefeita Tina Toneti. A ideia surgiu depois que Tina recebeu a visita de um casal que pedia auxílio para o pagamento dos custos com cartório. Sempre disposta a abranger os mesmos direitos para todos, a prefeita começou a amadurecer a ideia de arcar com os custos das uniões matrimoniais e solicitou à Secretaria de Assistência Social que realizasse o evento.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social Eva Uribe Rocha, é uma satisfação trabalhar com essas famílias, principalmente neste momento, que eles tem para legalizar a união.”São pessoas que por uma dificuldade ou outra, não tiveram condições de regulamentar seu casamento e sofriam por isso. Para nós da Secretaria, que nos empenhamos para propiciar um evento da melhor forma possível, é um momento muito especial, até porque coincide com a proximidade da época do Natal”, disse Eva.

Presente no evento, representando todos os demais secretários Municipais, Nelson Paulino destacou a importância do acesso à cidadania para todos. “Nosso desejo é que esta celebração fortaleça ainda mais os laços já existentes nestas famílias, e que esta iniciativa permaneça nos anos seguintes. Que todas as famílias de Jacarezinho possam ter a sua situação jurídica regularizada, para que todos tenham os mesmos direitos”, falou.

A Prefeitura Municipal conta com a parceria com o Cartório de Registros Civil, Títulos e Documento (propriedade de Ana Santiago Coutinho), que arca com estas despesas. O casal já sai da cerimônia portando sua certidão de Casamento. O juiz de paz que realizou as cerimônias foi Duarte da Costa.

Adinan e Márcio Chaves foram o casal escolhido para simbolizar os outros 64 e entrar no Teatro vestidos de noiva e noivo. Márcio, que é pedreiro, disse que eles já estavam com planos de casar há tempos, mas não havia sido possível por conta do alto valor que se paga. “Hoje o casamento está muito caro. Nós só temos a agradecer a Prefeitura por nos dar esse privilégio, foi uma bênção. Sentimos uma alegria tremenda com esta união e aconselhamos os que não são casados a se inscreverem no próximo ano e agarrar esta chance. Fomos bem tratados em todos os momentos. Obrigado primeiramente à Deus e depois à prefeita Tina Toneti”, falou.

A Secretaria de Assistência Social promove o Casamento Comunitário todos os anos. Quem quiser se casar no ano que vem, deve procurar de Setembro à primeira semana de Novembro a própria Secretaria ou o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.