Assistência Social

Publicado em: 22/11/2011 16:51 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

CREAS e Social trazem teatro educativo para crianças

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) trouxeram para Jacarezinho a Companhia Soarte, que apresentou uma peça educativa no Cine Teatro Iguaçu. O público foi formado pelas crianças da rede de ensino municipal.

O espetáculo trazido se chama “Vim ver Maria” e aborda um caso de abuso sexual ocorrido dentro da família, baseado em fatos reais. A Secretária Municipal de Assistência Social, Eva Cristina Uribe Rocha, disse que, infelizmente, a maioria dos relatos de abuso envolve conhecidos da criança, íntimos da casa.

"O conteúdo abordado é de extrema importância, pois cria mecanismos para a criança reconhecer o abuso, e formas de se defender, aborda ainda o papel do Conselho Tutelar, e formas de denunciar as violações", falou.

Representante da Companhia Soarte, Marcelo Piraju contou que foram meses de pesquisa para a montagem da peça. “Procuramos criar um texto que trabalhasse com humor, que não traumatizasse o espectador, mas que mostrasse a realidade. Estreamos em 2009 e de lá para cá já nos apresentamos em mais de 30 cidades. Sabemos quanto é importante e agradecemos muito a iniciativa dos órgãos públicos de nos chamarem”, disse.

O Grupo Soarte existe desde 1993 e realizou mais de 40 montagens, envolvendo autores como Nelson Rodrigues, Gil Vicente, Oswald de Andrade, Bertolt Brecht, Martins Pena, entre outros.