Geral

Publicado em: 17/11/2011 15:43 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Prefeita Tina participa de abertura da Ficafé

Diversas autoridades municipais, regionais e estaduais compareceram à abertura da 4ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (Ficafé). Neste ano, o evento realizado no Centro de Eventos teve quatro vezes mais expositores de todos os cantos do país e até do mundo. De acordo com o presidente da Cooperativa de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, Luis Fernando Leite, Jacarezinho é hoje a capital mundial do café especial.

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho é parceira na organização do evento, realizado pela Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e patrocinado pelo SEBRAE. Em seu discurso como anfitriã do evento, a prefeita Tina Toneti ressaltou a rápida evolução da Feira, que abrange hoje muito mais que os produtores dos 45 municípios da região.

“Sinto que nos aproximamos do segundo ciclo do café, só que desta vez em relação aos cafés especiais. Aquele boom do Ouro Verde, do final do século XX até os anos 70, pode ter uma reedição em nosso tempo”, relacionou.

Tina ainda citou seu pedido de emenda ao ex-deputado Chico da Princesa para comprar a máquina padronizadora do café. “Antes de sair da Câmara dos Deputados, Chico deixou esta emenda. Agora trabalhamos com a ministra [chefe da Casa Civil] Gleisi [Hoffmann] e com a presidenta Dilma [Rousseff] para que seja aprovada. Assim, os pequenos produtores também terão acesso a melhoria a seus cafés”.

Antes de finalizar, a prefeita citou ainda o trabalho junto ao Ministério da Agricultura, em parceria com o secretário de Estado de Agricultura, Norberto Ortigara (presente também hoje na Ficafé), para que o antigo prédio do barracão do IBC em Jacarezinho fosse utilizado como sede da Acenpp e entreposto de cafés de toda a região.

O governador do Estado do Paraná Beto Richa chegou de helicóptero perto do 12h30 ao Centro de Eventos. Beto destacou a importância econômica do Norte Pioneiro, a “porta de entrada do Estado do Paraná”. O governador disse que pretende investir na construção de uma ferrovia, ser parceiro de quem investe e de quem produz.

Entre diversas autoridades, estavam presentes o superintendente do Sebrae-PR Alan costa, o presidente da Acenpp Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, o presidente da Cocenpp Luiz Fernando Leite, a representante da empresa Sustainable Harvest Coffee Importers Olga Cuellar (Colombia), o diretor da Ong ACDI/VOCA Luiz Cuellar, o consultor e diretor do Sebrae-PR de Jacarezinho Odemir Capello, os secretários Municipais de Planejamento, Agricultura, Gabinete, Comércio, Indústria, Turismo e Serviços e Administração, Nelson Paulino, José Antonio Costa, Felippe Toneti, Nadia Cussolin e João Luccas Thabet, respectivamente, além dos diretores Municipais de Turismo e do Procon, Aline Sales e Henry Willian Durval.

Depois do incrível retorno da 22ª Fetexas, do EnCena e do recém-terminado Fejacan, a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro é mais um evento de repercussão nacional sediado em Jacarezinho, cidade que evolui quantitativo e qualitativamente a cada dia, mais e melhor para todos os jacarezinhenses.