Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 10/11/2011 14:52 | Autor: Texto: Isabela Mattioli (SESC Curitiba) / Rômulo Madureira (Prefeitura de Jacarezinho) / Fotos: Alfr

Começa hoje a edição 2011 do Festival Jacarezinhense da Canção

Os últimos detalhes para a edição deste ano do Festival Jacarezinhense da Canção estão sendo alinhados neste momento no Cine Iguaçu. A partir das 20h30, compositores e músicos de seis Estados do País vão apresentar 28 canções -, 16 delas nesta noite.

O Festival é promovido pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho e Serviço Social do Comércio (SESC), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da produção musical do Paraná, e outras diversas regiões do país, especialmente aquelas que resultam de processos de pesquisa e que estão relacionadas ao aprofundamento do uso da linguagem musical.

Além disso, o festival promove o intercâmbio cultural, cria meios de difusão da produção musical, que se contrapõem aos modelos já consolidados, excessivamente difundidos nas mídias de massa, enfatizando a valorização da cultura local.

Seguindo um dos principais preceitos do Sesc, a promoção da cultura e a acessibilidade à população, o Fejacan dá oportunidades de apreciação musical, com vistas à formação de plateia. Prova disso é o projeto paralelo Fejacan nas Escolas. Além das apresentações nas duas noites, escolas do município recebem uma prévia do que será apresentado no palco do Cine Iguaçu, com a participação de músicos classificados para a mostra, falando um pouco sobre o regionalismo musical aos alunos do Ensino Fundamental.

Tradicional e conhecido em todo o país, o Fejacan havia sido abandonado em administrações anteriores. Sua retomada foi possível graças ao esforço e investimento do Serviço Social do Comércio e da equipe da prefeita Tina Toneti. No segundo ano de sua gestão, prefeita e SESC retomaram o grande empreendimento, que não mais parou, atingindo a sexta edição neste ano.

De acordo com o gerente do Sesc Jacarezinho e do Núcleo de Santo Antonio da Platina, Sérgio Tibúrcio, o intuito de trazer o Fejacan nas Escolas em moldes semelhantes ao realizado no Femucic, em Maringá, é contribuir para a formação de platéia, além de otimizar ainda mais o Festival.

Outro fator que otimiza o projeto é o número de inscritos. Foram Ao todo foram inscritas 395 músicas, de 14 Estados Brasileiros, sendo de 64 municípios diferentes. O Paraná foi o Estado com maior número de inscrições: 170 e São Paulo com 134. Sérgio Tibúrcio diz que a expectativa para esta edição é grande, tanto pelos investimentos feitos em estrutura e qualidade.

O Fejacan começa hoje (10) e vai até amanhã (11), no Cine Iguaçu. Os ingressos para as duas noites estão esgotados. O Festival tem o encerramento amanhã (11), com o show do 14 Bis. Confira as canções que serão apresentadas hoje.

1.         Décima de Reis (Luiz Salgado)

2.         2. Oito em quadrão (Luiz Salgado)

3.         Nos trilhos da estação (Dentinho Arueira)

4.         Homem em construção (Fábio Brinholli)