O prefeito

Publicado em: 08/11/2011 18:00 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Tina Toneti vence prêmio estadual de Gestão Pública

A prefeita Municipal de Jacarezinho Valentina Helena de Andrade Toneti voltou na tarde de hoje (8) de Foz do Iguaçu, onde foi receber o prêmio de Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável, integrante do projeto Prefeito Empreendedor, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Tina concorreu com outros 70 prefeitos classificados (de 105 inscritos). Realizado de dois em dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas, inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

“É maravilhoso poder compartilhar este prêmio com a população de nossa cidade. Porque foi através da exposição de nossas ações junto à comunidade que conseguimos o reconhecimento do SEBRAE-PR. Meus sinceros agradecimentos a todos do SEBRAE Jacarezinho, aos servidores da Prefeitura, verdadeiros motores propulsores de nosso trabalho, aos meus diretores e secretários de Governo, e, principalmente, à toda a população de nossa cidade, que tornou possível chegarmos a este patamar, uma Jacarezinho mais igualitária, mais solidária e mais economicamente ativa”, falou a prefeita Tina Toneti.

Estavam presentes na premiação o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná, Jefferson Nogaroli, a Diretoria-Executiva da instituição no Estado, um dos diretores do SEBRAE Jacarezinho Odemir Capello e a Secretária Municipal de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços Nadia Cussolin.

De acordo com a secretária Nadia Cussolin, este prêmio significa o reconhecimento do trabalho que foi feito até agora. “Foi incrível. Entramos no fechamento de mais um ano com chave de ouro e belos trabalhos. Podemos agora ser modelo para outros municípios, realizarmos troca de experiências”, disse.

Segundo Nadia, este prêmio abarcou todas as Secretarias Municipais de Governo. “Só para citar como exemplo, a de Agricultura na parte das cooperativas, de Meio Ambiente, de Administração (por conta dos programas de gestão pública aplicadas ao servidor e também agência do trabalhador com índice de colocação) e todas as outras, cada uma com seus programas específicos”, falou.

O diretor do SEBRAE Odemir Capello disse que a premiação é importantíssima porque evidencia o bom trabalho resultante da parceria Prefeitura/SEBRAE. “A Tina é uma pessoa que tem oferecido estas condições de estabelecer vínculos intensos com o SEBRAE, que tem gerado bons frutos para a cidade. Mais importante ainda que o prêmio é este trabalho feito para a comunidade. São jacarezinhenses, que através das medidas empreendedoras, tiveram sua vida modificada. Juntando forças e recursos, conseguimos um trabalho diferenciado”, finalizou.

O projeto apresentado por Jacarezinho para concorrer ao prêmio foi intitulado ‘S.O.M.A.’, pois era dividido entre os eixos SABER, OTIMIZAR, MAXIMIZAR (e OPORTUNIZAR) e AGREGAR. O prefeito de Iretama venceu na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural, o de Sertanópolis, em Crédito e Capitalização e o de Curitiba, em Médios e Grandes Municípios. O prefeito de Lindoeste foi destaque temático em Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais. José Salim Haggi Neto, de Cambará, se destacou em Lei Geral Municipal. O prefeito de Cascavel obteve reconhecimento pela Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual. Elson Munaretto, de Bom Sucesso do Sul, ganhou na categoria Melhor Projeto Estadual.