O prefeito

Publicado em: 01/11/2011 15:29 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Tina volta de Brasília com novidades e pedidos de recursos para Jacarezinho

Em visita profissional à Brasília durante dois dias da última semana, a prefeita municipal Valentina Helena de Andrade Toneti cumpriu extensa agenda de compromissos. Acompanharam-na a diretora geral de Assistência Social Gláucia Martins, o secretário Municipal de Administração João Luccas Thabet e o secretário de Agricultura José Antonio Costa.

A equipe da Prefeitura visitou cinco Ministérios e seis Gabinetes de Deputados, voltando para casa com repasses de recursos e emendas parlamentares que irão beneficiar o povo jacarezinhense. Além disso, diversas reuniões foram essenciais para acertar pontos pendentes ou solicitar esclarecimentos. Confira os principais pontos abaixo.

Na sede do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), a prefeita Tina pediu esclarecimentos sobre o pagamento da última parcela da supercreche da Vila Scyllas, para que o valor seja repassado ao empreiteiro. A creche já está em fase de conclusão. Da reunião, veio a resposta de que a ordem de pagamento fora emitida em 20 de Outubro, sendo questão de tempo para que o dinheiro caísse na conta.

Já no Ministério das Cidades, a prefeita foi resolver três pendências. O deputado e secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT) André Vargas foi essencial em conseguir as agendas. Em reunião foi com a secretária Nacional de Habitação Inês Magalhães, Tina acertou pontos específicos sobre a região da Patolândia, onde 50 casas estão prontas para serem entregues (Programa Minha Casa Minha Vida).

O deputado André Vargas ainda prometeu mais 100 casas para o próximo lote, mas para que isso aconteça na prática é necessário que saia o leilão. Tina ainda conseguiu com Vargas emenda de R$200 mil para uma quadra de esportes e R$1,5 milhões para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já prevista no projeto de Rede de Urgências e Emergências do Município.

O deputado Abelardo Lupion pediu emenda de R$300 mil junto ao Ministério da Agricultura para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas para Jacarezinho. Já o deputado Ângelo Vanhoni protocolizou o pedido de uma creche tipo B junto ao fundo PróInfância e mais uma quadra coberta junto ao FNDE (também R$300 mil e pode ser construída em qualquer das escolas que ainda não tem a cobertura).

Ainda junto ao Ministério da Agricultura, o deputado João Arruda protocolizou emenda de R$150 mil para máquinas e equipamentos agrícolas e R$100 mil referente a um caminhão caçamba para nossa Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo com o secretário José Antonio Costa, caso der certo a emenda, o veículo atenderá a população rural e reparos de estradas.

O deputado Zeca Dirceu fez pedido junto ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV), ligado ao Ministério da Saúde para a celerização dos requerimentos via Orçamento Geral da União (OGU).

Tina também se atualizou sobre a emenda de iniciativa do deputado Alex Canziani, da obra de ligação do Instituto Federal (IF) à BR-153. A Câmara dos Deputados já aprovou, agora só falta a aprovação do Senado Federal. Uma outra emenda do deputado Lupion diz respeito à R$300 mil para um Posto de Saúde na Vila 7 (Fundo Nacional da Saúde - FNS).

No Departamento de Atenção Básica, a prefeita Tina Toneti foi atendida pelo coordenador do do DAB Diego Castro Alonso Silva. O coordenador confirmou parecer favorável da equipe técnica, mas ainda não tinha empenho nem ordem de pagamento. O secretário de Planejamento Nelson Paulino acompanha o caso.

Também no Ministério de Agricultura, Tina perguntou sobre o protocolo de cessão de uso do Barracão do antigo IBC (no Jardim Panorama) para a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp). A resposta foi que o protocolo ainda não havia chegado à Brasília. O secretário Costa acompanha o caso e ficou encarregado de ligar de volta passando o número do documento para que este protocolo tenha atenção especial.

No Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), foi discutido o sistema do Bolsa Família. A diretora Municipal de Assistência Social Gláucia Martins colheu dados essenciais para o trabalho que só poderiam ser conseguidos pessoalmente.

Devido à Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, a prefeita visitou a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, questionou sobre (e solicitou) a construção da Delegacia da Mulher em Jacarezinho. O órgão já existe, mas sem prédio próprio. Tina também pediu um abrigo para mulheres em situação de risco.