O prefeito

Publicado em: 27/10/2011 17:34 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Prefeitura parabeniza a todos os funcionários públicos

Por ocasião do Dia do Funcionário Público, comemorado amanhã, a prefeita Municipal de Jacarezinho Tina Toneti parabeniza a todos os 1069 funcionários públicos do Município, verdadeiros motores propulsores de nossa Prefeitura. “Eu desejo que cada servidor e cada servidora de nossa cidade aproveite muito esta data com sua família, com seus amigos, seus entes queridos. Gostaria de dizer que eu me orgulho muito de nossa equipe de funcionários e, principalmente, preciso que todos eles saibam o quanto sou grata pelo serviço de qualidade diário prestado à nossa população. Obrigado”, falou Tina.

Este número, 1069, contabiliza apenas os efetivos e comissionados, sem contar os prestadores de serviço terceirizados e os estagiários. São 758 mulheres e 307 homens na instituição. O funcionário mais antigo é Luiz David Rodrigues Stella, que foi registrado no Município em 1° de julho de 1971, acumulando 40 anos de casa.

Segundo o departamento de Recursos Humanos, os outros dois mais antigos são José Carlos da Silva (entrou em nove de janeiro de 1978) e Maurício Ribeiro de Oliveira (22 de Abril de 1985), que ainda estão firmes no trabalho da Prefeitura Municipal.

Um dos mais novos é Carlos Takashi Gomes Sato Neto, auxiliar administrativo da Secretaria de Conservação Urbana. Ele foi aprovado em Concurso Público realizado neste ano. “Apesar do pouco tempo, eu vejo que é uma oportunidade muito grande para minha formação profissional por entrar em contato com a administração pública. Eu curso o 4º ano de Direito, que abre um leque interessante de atividades, muitas delas ligadas ao setor público. Está sendo muito bom”, falou.

Em todo o país, é no 28 de Outubro que se comemora o Dia do Funcionário Público porque foi nesse dia que foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. No ano seguinte, foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil.

Já em 1939, também em 28 de Outubro, o presidente Vargas assinou as leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos (decreto nº 1.713/39). Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais – Lei 8.112 – a nomenclatura foi modificada para ‘servidor’.