Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 24/10/2011 16:54 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Município consegue ônibus de R$200 mil e capacidade para 48 alunos

A Secretaria Municipal de Educação recebeu em meados do mês passado mais um importante veículo para sua frota. Avaliado em cerca de R$200 mil e capacidade para 48 crianças, o ônibus top de linha para sua categoria foi conseguido através de convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal, e atenderá aos alunos de Jacarezinho.

A secretária de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral contou que o processo do convênio foi conduzido pelo secretário de Planejamento Nelson Paulino, que observou e atendeu às condições requeridas pelo Fundo. “Porque não é para todo mundo que saem os benefícios. São convênios difíceis de serem conseguidos. Tem mais chance o município que possui uma boa gestão e está com suas finanças em ordem. Este ônibus integra o programa do FNDE Caminho da Escola”, falou.

Laura comentou ainda que o município já recebera no ano passado um outro ônibus só que de 65 lugares. “São veículos que irão ajudar enormemente na sistemática da Educação Pública Municipal, principalmente pensando na educação em tempo integral (já implantada em duas instituições e com previsão de ser estendida para todas no ano que vem). Vai servir à clientela que terá que se deslocar para as várias atividades fora da escola”, disse a secretária, que completou ainda: “É um ônibus com condições perfeitas, espaço reservado para deficientes, lixeira. Um veículo que aguardávamos com muita ansiedade”, concluiu.

O diretor de Transportes Rogério de Almeida explicou porque este é um veículo top de linha. “Só para se ter uma ideia, para tirar o step, você tem que acionar um guincho, é tudo eletrônico. Além do mais, o ônibus é mais alto que a maioria, foi feito para enfrentar barro, terreno mais acidentado. Por conta do molejo dele ser mais reforçado e ter pneu traçado, tem força e capacidade até para arrastar caminhão ou ônibus no barro. E tem ainda mais força por ser motor Intercooler turbinado da Volkswagen quatro cilindros”, finalizou.