A Prefeitura Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores na última sexta-feira o Projeto de Lei 170/2011, que prorroga a Licença Maternidade das servidoras municipais para 180 (cento e oitenta) dias. Confira nos 'arquivos relacionados' todas as informações do Projeto de Lei.
A prefeita Tina Toneti anunciou a medida na última Conferência de Políticas para Mulheres. “Nossa equipe fez o levantamento dos custos e, pelo cálculo, será possível bancar o aumento do período de licença para nossas funcionárias. Este é um sonho de todas nós, mulheres da Prefeitura, que temos a honra de começar a colocar em prática. Conto agora com nossos parceiros Vereadores da Câmara Municipal, que sempre são tão sensatos e sensíveis nas questões humanas, para aprovar o Projeto de Lei”, falou.
Com isso, serão acrescentados 60 (sessenta) dias aos 120 (cento e vinte) dias, já assegurados pelo art. 7º, XVIII da Constituição Federal. A prorrogação definida na Lei será garantida, ainda, à servidora que adotar ou obtiver guarda judicial, para fins de adoção.
Durante o período da prorrogação da Licença Maternidade, a servidora municipal terá direito a sua integral remuneração, nos mesmos moldes devidos de percepção do salário-maternidade pago pelo INSS.
Importante salientar, ainda, que no período de prorrogação do benefício, a servidora não poderá exercer qualquer atividade remunerada, bem como a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar.
Para o Secretário Municipal de Administração, João Luccas Thabet Venturine, esse benefício é mais um medida garantista em prol do servidor. “O objetivo é evitar uma interrupção brusca na relação mãe/bebê, fazendo com que a servidora volte ainda mais motivada para o serviço público e a criança, por sua vez, possa ter seu sistema imunológico bem consolidado e desenvolvido”, explicou.
Palestrante na I Conferência Regional de Políticas para mulheres, Maria Helena Guarezi parabenizou a Prefeitura por duas medidas. “A primeira é esta ampliação da licença maternidade. Isto é fundamental para a questão do empoderamento das mulheres. A segunda é a busca da universalização da escola em período integral”, falou.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.