Saúde

Publicado em: 18/10/2011 22:52 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Parabéns a todos os médicos de Jacarezinho!

Hoje é comemorado em onze países (Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos) o Dia do Médico, profissional que cuida do bem estar e saúde da população.

A prefeita Municipal de Jacarezinho Valentina Helena de Andrade Toneti e a secretária de Saúde Andréia Kalil homenageiam a todos os profissionais da medicina de nossa cidade, dando-lhes os parabéns. Aproveita também para convidar a todos os interessados a prestar Concurso Público para médico do Programa de Saúde da Família (PSF).

As inscrições vão até o próximo dia 31 e podem ser feitas no site www.fauel.org.br. A taxa de inscrição é de R$100 e o salário oferecido, R$5.799. Mais informações podem ser encontradas no edital aqui mesmo no site da Prefeitura nas notícias anteriores.

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico porque é também o dia de São Lucas, que exercia a profissão de médico na Antioquia (atual território da Turquia). A palavra medicina deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a medicina surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo).

Mas foi final somente em meados de 1543 que o médico André Vesálio publica "A organização do corpo humano" com descrições e detalhes do corpo humano, que representam grande avanço na medicina ainda incipiente.

Hoje a ciência médica traz a cada dia mais avanços tecnológicos e descobertas a favor do homem e da mulher moderna, que tem aumentado vertiginosamente a expectativa de vida mundial.