Geral

Publicado em: 17/10/2011 16:21 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Realizada em Jacarezinho I Conferência Regional de Políticas para Mulheres

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho promoveu na tarde da última sexta-feira a I Conferência Regional de Política para Mulheres. Além de Jacarezinho, participaram os municípios de Siqueira Campos, Japira, Wenceslau Braz, Ibaiti, Figueira, Guapirama, Conselheiro Mairinck e Cambará. O tema da Conferência foi o Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.

A prefeita de Jacarezinho Tina Toneti ressaltou a importância do evento. “Este é o momento para falar o que queremos e precisamos. Daqui será ecoado para a Conferência Estadual e depois para a Nacional para ver o que a presidenta Dilma irá instituir de Políticas públicas para nossas mulheres”. Ela agradeceu aos prefeitos das cidades parceiras por terem aceitado o convite e participado da Conferência.

De acordo com uma das organizadoras, a representante do Departamento de Conselhos Ariane Cristina da Luz Bonfim, o evento foi proveitoso porque propiciou a elaboração e encaminhamento de propostas de políticas públicas para mulheres específicas de nossa região.

Depois das palestras, foram feitos grupos de trabalho e discussão e eleitas delegadas para as Conferências Estadual e Nacional. Duas foram eleitas de cada município, uma governamental e outra da sociedade civil. De Jacarezinho, a prefeita Tina e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Eliandra Moreira Ramos foram escolhidas como representantes.

Também organizadora da Conferência, a Procuradora Geral do Município Leana Bacon conta que a ideia da Conferência tomou forma no final do primeiro semestre deste ano, quando Tina Toneti teve a iniciativa de criar o Conselho Municipal da Mulher na cidade. Tina então sancionou uma lei, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, legitimando e concretizando a intenção.

Uma das palestrantes, Maria Helena Guarezi, salientou a preparação da Conferência. “Parabenizo a coordenação do evento e a prefeita Tina pela organização, que já mostra o compromisso de Jacarezinho com a região no que se refere a questão das mulheres. Isto é fundamental”, falou.

Já a outra palestrante, Antonia Passos Araújo, disse que Jacarezinho se destaca por duas coisas bem importantes. “Primeiro, porque tem conferências que o prefeito vem, faz a fala e vai embora. Na de Jacarezinho não. A Tina veio, ficou, ouviu, se posicionou e tem tomado já iniciativas que tem construído e afirmados as políticas públicas do Governo Federal. Isso para nós é o fortalecimento do movimento de mulheres como um todo”, disse.

Antonia é integrante do coletivo estadual de mulheres do PT do Paraná, membro da Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná, coordenadora do Forum Popular de Mulheres e foi assessora da Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman no Senado.

Maria Helena foi militante na APP, coordenadora técnica do Programa de Incentivo à equidade de gênero da Itaipu binacional. Este importante programa coloca a Itaipu entre 39 grandes empresas em todo o mundo que colocam em prática a equidade de gênero.