Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 15/10/2011 22:12 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Textos: Rômulo Madureira

Prefeita passa mensagem a todos os professores de Jacarezinho

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro.

Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.

O decreto estabelecia o seguinte: “todas as cidades, vilas e lugarejos deverão ter suas escolas de primeiras letras”.

Esse decreto também falava de outras coisas: da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até de como os professores deveriam ser contratados.

A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola da capital do estado, o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.

É que o segundo semestre letivo ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias no período todo e por isso, alguns professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

Foi o Professor Salomão Becker quem sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, e naquela data, os professores e os alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização.

A idéia estava lançada, e depois cresceu e acabou sendo adotada em todo o Brasil até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Esse Decreto definia a essência e a razão do feriado como sendo uma data para: "comemorar condignamente o Dia do Professor”, e determinava que “os estabelecimentos de ensino deveriam promover – com a participação dos alunos e das famílias – solenidades nas quais se enaltecesse a função do mestre na sociedade moderna".

Desde então, aquele Decreto tem sido cumprido.

Em Jacarezinho, onde trabalham cerca de 2.000 professores, ensinando crianças, jovens, adultos e idosos, do Berçário à Universidade, nas redes públicas municipal, estadual, federal e também nas redes privadas, o dia do Professor é comemorado com festas, com muita alegria e bastante emoção.

Emoção, como a que eu estou sentindo agora, para dizer aos nossos professores:

Queridos Mestres

Trago para cada um e cada uma de vocês, recados de muita gente.
Pessoas que praticaram boas ações, mandam dizer-lhes que aprenderam com os exemplos que vocês deram e com as lições com que os convenceram.

Teve gente que venceu na vida, por isso, manda dizer que foi porque seus ensinamentos permaneceram.

Alguns, que souberam superar a dor e vencer muitas batalhas, mandam dizer-lhes que foi a lembrança da sua coragem que lhes deu forças.

Muitos, que mantiveram a fé, praticaram a justiça e a solidariedade, garantem que viram vocês fazerem o mesmo.

É por essas e outras, que vocês são tão importantes...

Por isso também que o trabalho do Professor é o mais nobre.

É de vocês que nascem a razão, a união, o progresso e tudo o mais que torna possível a grandeza e promovem a paz de um povo!
 E agora... sorriam !

Esqueçam o cansaço e a preocupação, porque há muita gente, inclusive eu, pedindo a Deus para que vocês sejam muito felizes e que amanhã, 15 de outubro, sejam, mais do que nunca, tratados com todo carinho e muito amor.

Parabéns pelo seu dia, querido Professor, querida Professora!!!

Prefeita Municipal de Jacarezinho
Valentina Helena de Andrade Toneti