Geral

Publicado em: 26/09/2011 15:31 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Texto: Rômulo Madureira

Solenidade marca abertura da Semana do Idoso

Cerimônia de abertura da Semana do Idoso 2011 reuniu mais de cinqüenta pessoas na Praça Rui Barbosa nesta manhã. Estavam presentes idosos do grupo da terceira idade, representantes do Conselho do Idoso, Secretários Municipais de Governo, funcionários da Prefeitura, alunos de Escolas Infantis e a prefeita de Jacarezinho Tina Toneti.

Após a execução dos hinos Nacional e Municipal, a prefeita de nossa cidade discursou. Tina fez uma retrospectiva histórica do dia (comemorado em 1º de outubro) e do Estatuto do Idoso, aprovado em 2003. Depois de falar um pouco sobre a importância das leis de proteção ao Idoso, a prefeita discorreu sobre o envelhecimento, que é um processo natural da vida, ressaltando que envelhecer não é parar de ser ativo e muito menos tornar-se passivo.

Segundo a prefeita de Jacarezinho o idoso “deve pensar, isto sim, em desfrutar com muita coragem, perseverança e fé os anos que tem pela frente, dedicando-se a algo que lhe interesse e orgulhando-se de sua idade, por mais avançada que seja”. De acordo com Tina, assim manterá seu espírito alegre e juvenil e poderá enfrentar o entardecer da vida com responsabilidade, alegria e muito amor.

“O entardecer que não acaba em uma noite fechada, mas em um amanhecer cheio de esperança. Quanto a nós, ainda jovens, que não chegamos à terceira idade, devemos olhar para a pessoa idosa como o ser humano integral, valioso e amado por Deus que ela é”, orientou.

O Departamento de Esportes realizou atividades físicas no próprio pátio da Praça após a abertura com as estagiárias Karla, Jessica, Renata e Daniela e a professora Luciana. A Secretaria Municipal de Saúde prestou serviços também no local, com aferição de pressão arterial e teste de nível de glicose.

A auxiliar de Enfermagem da Prefeitura Maria de Fátima Marinho Soares explica que o idoso deve aferir a pressão diariamente e controlar sua glicose por causa do diabetes. “Tem pacientes que o médico já pede para medir o nível de glicose duas vezes todos os dias. Até o momento, foram 23 pessoas atendidas. Os idosos que não puderam vir aqui, devem procurar um Posto de Saúde para observar sua saúde”, falou.

Osvaldo Lameu, de 79 anos, é diabético e mediu seu nível de glicose. “Meu nível está um pouco alto, mas eu já tomo remédio para controlar. E minha pressão está boa. Estes exames são ótimos para que a pessoa descubra se tem algum problema. Eu já sei e me trato, mas muitos idosos nem sabem dos problemas que carregam. Este tipo de atenção é ótimo para a gente”, comentou.

A aposentada Jesuína Pereira de Oliveira, de 74 anos, achou interessante a solenidade de abertura. “Achei bom, fiz o exame de diabetes [que pica o dedo] e medi a pressão. O diabetes deu 116 e a pressão, 11 por 7. A enfermeira disse que são taxas consideradas normais. Eu acho ótimo este tipo de evento porque deixa a gente mais ativa. Eu já participo do grupo da Terceira Idade ali no Pólo e nesta semana, vamos fazer muita coisa”, falou.

Hoje, segunda, as atividades continuam a partir das 19h30 no SENAC, com corte de cabelo, coloração, escova e maquiagem gratuitos para os beneficiários: idosos de nosso município que fizeram inscrição com antecedência.

Confira abaixo a programação completa do restante da semana:

Segunda-feira - 26/09

9h – Abertura Solene da semana, na Praça Rui Barbosa

Terça-feira - 27/09

8h30 – Palestras no CAT

Comidas Saudáveis e não Saudáveis (IF)

Prevenção contra acidentes na melhor idade (Corpo de Bombeiros)

14h às 17h – Na Associação Grupo Viva Vida Terceira Idade haverá pintura em tecido (As inscrições deverão ser realizadas antecipadamente no Dep. de Cultura).

Quarta-feira – 28/09

No período da manhã – aulas especiais nas Academias da Terceira Idade (Centro, Aeroporto e Jardim Castro)

14h – Visita ao Santuário Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt seguida de Missa e atividades recreativas.

Quinta-feira – 29/09

8h30 – Início da caminhada da Praça Rui Barbosa até a Rodoviária Nova.

Sexta-feira – 30/09

14h – No Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Vila São Pedro serão ofertadas atividades físicas e palestras com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Tema: Saúde do Idoso.

15h - Visita ao Asilo: apresentação de música (Dep. de Cultura)

Sábado – 01/10

9h em diante – Atividades como: exames de glicemia e colesterol, café da manhã, palestra motivacional, dinâmicas de grupo, almoço e um Baile para a Terceira Idade. Local: Jacarezinho Clube.

15h – Missa especial aos Idosos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus seguida de confraternização.

Obs: As inscrições para a pintura em tecido (ter e qui) deverão ser feitas antecipadamente no Departamento de Cultura, antigo Hotel Municipal, em frente à Praça Rui Barbosa.

Obs 2: As inscrições para corte de cabelo, coloração, escova e maquiagem (programado para seg, ter, qua e qui às 19h30) devem ser feitas antecipadamente no SENAC (Rua Santos Dumont, 131).