Saúde

Publicado em: 15/09/2011 10:20 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Texto: Rômulo Madureira

Todos contra a Dengue - Combate não pode parar

Todos os anos milhares de brasileiros pegam Dengue. Uma doença séria que causa a morte de muita gente. Mortes que poderiam ser evitadas com medidas simples. Entre na mobilização contra a Dengue, cuide da sua casa, fale com seus vizinhos... converse com a Prefeitura.

Jacarezinho passou por uma epidemia grave de Dengue no final do ano passado e começo de 2011.
Foram mais de 4000 (quatro mil) casos notificados, mais de 1000 (um mil) casos confirmados e 08 (oito) mortes. Não vamos deixar a história se repetir. Unidos se conscientizando de nossas obrigações, somos mais fortes!

Mesmo com o inverno, os programas de Combate da Prefeitura não param. Diversas palestras nos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), trabalho intenso e incessante dos agentes comunitários, agentes de endemias e de vigilância sanitária, atividades educacionais no PETI e ligadas às escolas, além de material publicitário de forte apelo popular na FETEXAS, campanha no rádio e lembretes recorrentes nos órgãos de divulgação do Município.

Precisamos também da sua participação na Campanha de combate ao mosquito. Qualquer pessoa pode tamparuma caixa dagua ou não deixar água parada. Mas por ser tão simples, as pessoas esquecem. Seja responsável! Cuide do seu quintal e não coloque a saúde de ninguém em risco

Os sintomas da Dengue são febre alta, com dor de cabeça e dores no corpo. Se também surgirem vômitos e dores abdominais, seu caso é grave. Procure imediatamente uma unidade de saúde.

Dengue, se você agir, podemos evitar.

Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue se reúne semanalmente

Em junho deste ano, a prefeita Tina Toneti atualizou este comitê justamente para lutar contra esta doença tão grave. Desde então, Secretários de todas as pastas e diretorias se encontram para expor o que foi feito por cada setor durante a semana e ouvir as recomendações dos setores ligados à Saúde, Vigilância e Epidemiologia.

Depois dos relatos, mais estratégias de trabalho e de combate à Dengue são discutidas. Depois de mais de 60 dias sem nenhuma incidência, Jacarezinho já tem dois casos da doença registrados neste inverno e o combate não pode parar.

O setor de fiscalização das secretarias de Conservação e Desenvolvimento Urbano apresentaram balanço das notificações feitas. Se estes moradores notificados não se atentarem e limparem seus quintais ou terrenos baldios em prazo de dez dias, serão multados.

As outras Secretarias fornecem o suporte necessário para que as equipes possam realizar seu trabalho com segurança e atingir a meta: NÃO DEIXAR A DENGUE ATINGIR JACAREZINHO DE NOVO!

Você morador faça também a sua parte. Jogue fora ou tampe qualquer objeto que possa acumular água. Dengue! Se você agir, podemos evitar.