Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 22/09/2011 09:38 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Texto: Rômulo Madureira

Departamento de Meio Ambiente realiza atividades de educação ambiental

Como comemoração ao Dia da Árvore, o Departamento Municipal de Meio Ambiente realizou plantio de mudas nas escolas Maria Thereza de Andrade Quevedo (Jardim São Luiz) e no Complexo Gastão de Mesquita Filho (Jardim Panorama).

Foram plantadas mudas de “Crotalária” (para a prevenção da Dengue, já que ela atrai a larva da libélula, predadora da larva do Aedes aegypti), Chuva de Ouro nos canteiros (para sombra no pátio onde as crianças brincam) e Alfeneiro próximo ao parquinho (também para sombra nos brinquedos).

Participaram do plantio de mudas em ambas as escolas, crianças de terceira e quarta série que fazem parte do programa de educação integral (Mais Educação) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Na escola do Jardim São Luiz, a atividade contou com a participação do Rotaract de Jacarezinho, representados ali por Vicente Simeoni Pavan e Viviane Laiter.

De acordo com a diretora geral de Meio Ambiente do Município Annieli Maieski, atividades como estas são importantes para a conscientização das crianças. “Os alunos foram muito receptivos e participaram com empolgação do processo de plantio. É essencial que as diretrizes ambientais sejam esmiuçadas e explicadas para as crianças neste período da vida, fase em que elas além de aprenderem, ainda repassam o conhecimento para pais, avós e amigos, tornando-se verdadeiros multiplicadores ambientais”, falou.

Maieski informa que para completar as ações em comemoração ao dia da árvore, na próxima sexta-feira, a partir das 8h, haverá plantio de 500 mudas de espécies nativas no Bosque Bela Vista (em frente ao prédio do Instituto Federal). Esta é uma parceria entre Departamento de Meio Ambiente, IF e Unimed.

A diretora do Maria Thereza de Andrade Quevedo Sirlei Laiter Cunha
 explicou que sua equipe desenvolveu este projeto contando com a parceria do IAP e do Depto de Meio Ambiente. “Nosso objetivo era não só comemorar o dia de hoje, mas também focar a visão das crianças na preocupação do Meio Ambiente em sua totalidade”, falou. De acordo com a diretora, o intuito foi cumprido de forma satisfatória. “Pela participação, envolvimento, elaboração dos painéis, seleção dos locais de plantio das mudas, achei que foi válido. Agora é só continuar com mais iniciativas como esta”, concluiu.

O presidente do Rotaract Vicente Simeoni Pavan considerou produtiva a parceria com a Prefeitura. “O poder público tem o aparato financeiro e estrutural para realizar esse tipo de evento e nós do Rotaract, nos dispusemos a trabalhar pela causa. É uma atuação conjunta, que pode funcionar não só no setor ambiental como também em outras ocasiões futuras”, falou. De acordo com Pavan, a função do Rotaract é justamente a formação de lideranças e execução de trabalhos sociais.

A página oficial do Rotaract (http://www.rotary.org/pt/studentsandyouth/youthprograms/rotaract) explica que este é um programa do Rotary, no qual clubes dedicados a serviços humanitários são integrados por jovens de 18 a 30 anos, que podem ser sediados na comunidade ou em uma universidade. Ainda segundo o site, o Rotaract é um dos programas de maior sucesso do Rotary, com mais de 8.400 clubes em 170 países. O secretário Municipal de Gabinete Felippe Toneti é vice-presidente do Rotaract Jacarezinho.