A Prefeitura de Jacarezinho avança na Era Digital e se torna referência em sustentabilidade e eficiência na administração pública. A implantação do processo digital, liderada pela Secretaria de Administração, sob gestão do secretário Jailton de Paula, vem transformando a rotina interna e gerando benefícios ambientais e financeiros expressivos para o município.
Com apoio direto do prefeito Marcelo Palhares, vice-prefeito Antonio Neto, dos servidores e uso da plataforma 1DOC, a prefeitura substituiu processos antes totalmente físicos, por fluxos digitais ágeis, transparentes e seguros. Essa modernização tem proporcionado uma economia diária de recursos como papel, tinta, impressoras e equipamentos.
Desde o início da digitalização, de 2024 até o momento, Jacarezinho alcançou números inéditos, 1.661.686 páginas deixaram de ser impressas – o que representa 8,3 toneladas de papel economizadas e 141 árvores preservadas, conforme metodologia padrão de sustentabilidade.
Segundo Jailton, o impacto é tão significativo que, se essas 141 árvores fossem enfileiradas, cobririam cerca de 4 quilômetros — o equivalente a mais de 40 campos de futebol. “Cada vez que um servidor optou pelo documento digital, ele contribuiu para salvar o meio ambiente para tornar os serviços públicos mais ágeis”, destaca o secretário.
A transformação representa uma mudança profunda na cultura administrativa da prefeitura, marcada agora por eficiência, organização e responsabilidade ambiental.
A iniciativa reforça o compromisso do prefeito Marcelo Palhares de modernizar Jacarezinho e garantir um governo mais sustentável, econômico e preparado para o futuro.