Em meio a mais de 5 mil municípios brasileiros Jacarezinho está no ranking dos 500 mais sustentáveis, segundo apontamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), ferramenta do Instituto Cidades Sustentáveis.
Com alto ou médio desempenho na maior parte dos itens avaliados, Jacarezinho é um dos 27 municípios paranaenses a fazer parte do seleto grupo, ficando assim com avaliação superior a mais de 90% dos municípios brasileiros.
O IDSC-BR mede o desempenho da totalidade dos municípios brasileiros no cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A alta pontuação, na prática, significa que o Jacarezinho tem avançado significativamente em pontos que representam qualidade de vida para a população, com a garantia aos moradores do acesso a serviços públicos e de respeito ao ser humano.
A título de contextualização, entre os 27 municípios paranaenses ranqueados estão Maringá, Londrina, Curitiba e Cascavel, entre os de maior expressão a nível estadual. Já da região, além de Jacarezinho, foram bem avaliados Siqueira Campos, Ribeirão Claro, Joaquim Távora e Cornélio Procópio.
Vale explicar que Jacarezinho conseguiu avaliação máxima em 31 dos 100 indicadores avaliados dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses indicadores são subdivididos em 17 quesitos, dos quais em 13 Jacarezinho conseguiu notas altas.
Por exemplo, no ODS 03: Saúde e Bem Estar, Jacarezinho teve nota máxima nos quesitos: mortalidade infantil, mortalidade na infância, mortalidade neonatal, mortalidade por aids, população atendida por equipes Saúde da Família, unidades básicas de saúde e esperança de vida ao nascer.
Já no ODS 04: Educação de Qualidade, Jacarezinho conseguiu foi avaliada com excelência nos seguintes itens: professores da educação infantil da rede pública com nível superior, professores do ensino fundamental da rede pública com nível superior, razão entre número de professores e alunos da pré-escola, razão entre número de professores e alunos no ensino fundamental, acesso à internet na rede pública, escolas adequadas para pessoas com deficiência e escolas com recursos para Atendimento Educacional Especializado.
Outro ponto onde Jacarezinho foi destaque é no ODS 06: Água Limpa e Saneamento, com máxima avaliação em quatro dos cinco tópicos. São eles: doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado, população atendida com abastecimento de água, população atendida com esgotamento sanitário e índice de tratamento de esgoto.
Para o prefeito Marcelo Palhares, estar listado como um dos municípios mais sustentáveis do Brasil é motivo de orgulho. “Ter essa comprovação através de indicadores que respeitamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é uma ferramenta da ONU, significa que estamos respeitando os cidadãos, respeitando o meio ambiente e progredindo de forma equilibrada e sustentável. É mais uma prova que Jacarezinho está no caminho certo”, avalia.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.