Na tarde desta quarta-feira, 30, foi realizada a entrega do Prêmio Anciti Awards 2022. O objetivo foi reconhecer as cidades e iniciativas que possuem o melhor desempenho na gestão da área de Tecnologia da Informação. Promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), a premiação contou com a participação de mais de 100 municípios que submeteram seus diferenciais inovadores e tecnológicos.
O Secretário Municipal de Administração de Jacarezinho, Jaílton Isac de Paula, esteve representando o município, que se classificou em 4.° lugar entre aqueles com até 100 mil habitantes.
Leandro Garcia, diretor-presidente da Prodabel e presidente da Anciti aponta que o reconhecimento é uma forma de valorizarmos cidades que vêm empreendendo esforços para transformar digitalmente a sua realidade. “Este é um primeiro passo para olharmos para as peculiaridades de cada município. Dessa forma, podemos valorizar conquistas que muitas vezes estão isoladas e que, no entanto, são o embrião para transformações profundas e duradoras. Nosso prêmio quer impulsionar ainda mais o que já vem sendo implementado Brasil afora”, aponta Garcia.
“As cidades brasileiras estão investindo constantemente em novas soluções tecnológicas e com o Ancit Awards 2022, temos a oportunidade de iniciar o mapeamento desses avanços”, comenta a diretora de parcerias da Anciti e presidente da Procempa, Letícia Batistela.
A premiação foi realizada durante o Smart Gov Brasil, evento promovido pela Anciti, na cidade de São Paulo. “É uma grande alegria e satisfação para São Paulo receber o Smart Gov Brasil. Reunimos aqui as maiores cidades brasileiras, expoentes em tecnologia e inovação, gerando uma grande sinergia e fomentando uma nova cultura de cidade inteligente”, enfatizou o CEO da Prodam, Johann Dantas.
Sobre a premiação
O ranking foi gerado considerando a combinação de respostas e indicadores de fontes oficiais sobre as ações promovidas em cada cidade na área de TI.
Confira os vencedores do Anciti Awards 2022:
Ranking Geral
1º lugar: Recife
2º lugar: Vitória
3º lugar: São Paulo
4º lugar: ICI - Curitiba
5º lugar: Porto Alegre
Ranking de cidades acima de 500 mil habitantes
1º lugar: Recife
2º lugar: São Paulo
3º lugar: ICI - Curitiba
4 º lugar: Porto Alegre
5 º lugar: Brasília
Ranking de cidades com 100 mil a 500 mil habitantes
1 º lugar: Vitória
2 º lugar: Cariacica
3 º lugar: Jundiaí
4 º lugar: Maringá
5 º lugar: Petrolina
Ranking de cidades com até 100 mil habitantes
1º lugar: Lajeado
2 º lugar: Itajubá
3 º lugar: Santa Rita do Sapucaí
4 º lugar: Jacarezinho
5 º lugar: Pirapora
Ranking por eixos de atuação
Fomento a empresas de base tecnológica e desenvolvimento do setor: Santa Rita do Sapucaí
Tecnologias de gestão e serviços digitais ao cidadão: Tangará da Serra
Áreas finalísticas e inclusão digital: Belo Horizonte
Governança e planejamento estratégico em TI: Juiz de Fora
Infraestrutura em TI: Betim
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.