Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 08/09/2011 16:17 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Chama da Pátria

E a novidade neste ano foi a inserção do fogo simbólico da Pátria no cerimonial. A ideia partiu do Departamento de Esportes, comandado por Nilda Graciliano. Segundo a diretora, o intuito da mudança é resgatar o espírito cívico e patriótico dos mais jovens.

O fogo foi aceso pela prefeita Tina já na segunda-feira e até o dia da Independência, foi guardado pelos alunos dos Colégios José Pavan, Imaculada Conceição e atiradores do TG.

O fogo simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem.

Levada a ideia à Liga da Defesa Nacional, foi acolhida com entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o fogo deveria percorrer o território nacional.

Desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da nossa independência, a liga da defesa nacional realiza a cerimônia, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando culto ao nosso país e mantendo viva no nosso povo a "chama que alimenta os valores espirituais" da nacionalidade.

Ordem do desfile / entidades que desceram a rua Paraná:
Tiro de Guerra
2º Batalhão da PM