Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 23/08/2011 17:23 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Gincana da Escola Silvestre Marques recolhe uma tonelada de recicláveis

Em mais uma ação municipal de combate à Dengue entre os bairros da cidade, a Escola Silvestre Marques realizou na semana passada uma gincana de coleta de materiais recicláveis pelo bairro Aeroporto. Todas as crianças da escola foram envolvidas no processo, a fim de conscientizar não só elas como também os pais e toda a comunidade.

O resultado foi cerca de uma tonelada de materiais recicláveis recolhida, repassada diretamente para a Usina de Reciclagem do Município. O tesoureiro da Associação dos catadores de materiais recicláveis de Jacarezinho (Assomarja) Henrique Nogueira se disse “impressionado” com a quantia conseguida. “Este exemplo deve ser seguido por outras escolas. Ajudou muito nosso trabalho na Usina e com certeza destruiu focos do mosquito da Dengue pelo bairro”, comentou.

A coordenação de toda a atividade foi de Rosemeire Ravanholi e da diretora Maria Aparecida Miranda Ferreira. “Passamos essas informações aos alunos, para que eles possam ser multiplicadores desta ideia de prevenção. Este projeto vai até setembro e participa do Agrinho”, comentou Ravanholi.

A professora de Educação Física Renata Fonseca finalizou na última sexta-feira a gincana com brincadeiras educativas depois da entrega dos materiais. “Foi feito um trabalho de coleta de lixo, painel informativo sobre a dengue, com a comunidade resgatando o pessoal que trabalha e ganha dinheiro com isso. Também trabalhamos com a gincana, com a redação e foi interessante que na hora da entrega do lixo, os pais vinham junto com os alunos e perguntavam sobre o projeto, ou seja, envolveu não só as crianças como também seus familiares”, explicou Renata.

A prefeita Tina Toneti exaltou a iniciativa da escola no combate ao mosquito. “A Secretaria de Educação faz parte de nosso comitê intersetorial de Combate à Dengue, assim como todos os outros setores, e é também papel dos colégios a conscientização. Ninguém está livre de pegar Dengue, portanto, todos temos que nos unir na prevenção a uma nova epidemia”, falou.

“Na sexta-feira, fechamos a gincana com as provas, onde houve uma competição entre 4º e 5º anos, onde disputaram entre eles provas relacionada com o tema dengue, como mosquito na farinha, tiro ao alvo no mosquito, lixo no lixo, torta na cara com perguntas sobre a dengue, várias provas que foram desenvolvidas com o apoio do SESC, que além de ajudar também ofereceu como prêmio troféus e um piquenique no Horto Florestal para as equipes vencedoras”, concluiu a coordenadora da atividade.