Geral

Publicado em: 22/08/2011 19:03 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Proerd forma 600 crianças no Centro de Eventos

No último sábado (20) o Centro de Eventos de Jacarezinho foi palco da formatura de quase 600 crianças integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura contou com a presença de diversas autoridades municipais e militares, além de professores e diretores das escolas e a presença maciça dos pais e familiares dos formandos.

Parceira no projeto junto com a Polícia Militar do Paraná, a Prefeitura de Jacarezinho se fez presente com a prefeita Tina Toneti, o vice-prefeito José Roberto da Rocha, o secretário de Planejamento Nelson Paulino Leite, o secretário de Gabinete Felippe Toneti e a diretora do Departamento de Educação Viviane Cristina, representando a secretária Municipal de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral. Representaram a Câmara Municipal de Vereadores o presidente José Izaías Gomes, o “Zola e o vereador Wilson Ferreira.

A prefeita Tina Toneti expressou sua admiração pelo programa. “Vejo o Proerd como uma das ações eficazes dentro da filosofia do policiamento comunitário, porque o tripé escola-família-Polícia pode ser uma das alternativas para a segurança pública”, falou. De acordo com Tina, o Policial Militar instrutor do PROERD é preparado para ministrar as aulas e desempenhar seu papel de educador em parceria com a escola e a família da criança, para ensinar, incentivar, “conquistar nossos jovens para uma vida melhor, sem drogas e sem violência”, finalizou.

Após sua fala, a prefeita leu com os formandos o poema “Vidas sim, drogas não”. Na alegre cerimônia, que contou com um telão com vídeos institucionais e até com o depoimento do cantor Luan Santana (que também fez Proerd), houve até a presença de um rapaz fantasiado com o Leão, personagem símbolo do programa e adorado pela criançada. Foram também sorteados brindes e premiadas três redações.

O coordenador do projeto em nossa cidade, 3º sargento Aparício Benedito Príncipe falou sobre o programa. “Pegamos a criança naquela fase de 9 a 12 anos, que é o momento do descobrimento, onde a criança procura algum tipo de afirmação. O Proerd busca conscientizar e abrir os olhos dos pequenos já para o futuro. A formatura deste ano foi satisfatória, tivemos novidades que animaram ainda mais os formandos”, explicou.

Ficou visível na formatura que as crianças apreciam o momento em que passam no Proerd. O sargento também falou sobre isso. “Esse relacionamento acaba sendo natural. Quando começamos as aulas, buscamos estabelecer uma relação de pai e filho entre o instrutor e as crianças. Com o decorrer das aulas, elas vêem o policial militar como um exemplo. Isto é essencial”, comentou.

Depoimentos

A formanda Milene Carolina da Silva Augusto, de apenas 10 anos, falou o que acha das aula. “Acho que é muito bom porque ensina as crianças a ficarem longe das drogas. Eu gosto muito das aulas com os policiais, é muito legal”, falou.

Da mesma idade, Laiene Fernanda da Silveira disse que considera as aulas muito importantes. “Explica que as drogas fazem mal para a saúde, que a principal doença do cigarro é Câncer e que não se pode fumar que faz mal para o pulmão. É bom para a saúde de todo mundo”, concluiu.

Os pais também aprovam o programa da Prefeitura e Polícia Militar. A professora Aline Stancki disse que sua filha tornou-se uma multiplicadora das informações. “Minha filha agora fala para os amigos do que aprende com o instrutor do Proerd. Se todas as pessoas acreditassem mais na escola e incentivassem os filhos a participarem de programas como este, as coisas estariam muito melhores”, disse.

De acordo com a diretora do colégio Silvestre Marques Maria Aparecida Miranda Ferreira, o trabalho do Proerd funciona como uma profilaxia para que as crianças não entrem nas drogas. “Eles aprendem um conteúdo grandioso de prevenção e isto atende às necessidades de nossa região. Eu acho um trabalho muito bom o que é feito pela Polícia Militar”, falou.

Um dos instrutores do Proerd, subtenente Pena, explicou como o programa funciona na prática. “O instrutor vai até ao aluno na sala de aula e permanece com o aluno por cerca de uma hora. São 12 aulas, uma diferenciada da outra. Depois tem a formatura, a criança se envolve com a camiseta, com o certificado. O Proerd é um programa criado em Los Angeles e veio para o Brasil em 1992. Em Jacarezinho, já está há 10 anos. Parabéns para a prefeita Tina Toneti pela continuidade desta parceria de sucesso”, concluiu.