Geral

Publicado em: 16/08/2011 13:38 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura inicia entrega de 93 novas casas

Mais 93 famílias começarão vida nova em poucos dias. A entrega da nova remessa de casas do Aeroporto, que integra o maior projeto de habitação da história de Jacarezinho, foi iniciada na manhã de ontem, segunda-feira. As equipes das secretarias de Conservação Urbana, Desenvolvimento Urbano e Assistência Social passaram o dia fazendo a mudança das primeiras famílias.

Esta é a segunda fase do projeto. A primeira etapa do projeto Jardim Paraíso foi concluída em dezembro do ano passado, quando foram entregues 72 casas, habitadas hoje por 72 famílias. O intuito é que não haja mais favelas em nosso município, proporcionando a todos os cidadãos uma moradia digna. Por isso, após a mudança para as casas novas, as casas em que cada beneficiário morava é demolida para dar espaço ao projeto de Urbanização.

Neste lugar, onde ficavam as residências precárias, a Prefeitura Municipal fará o novo arruamento do bairro, iluminação, galeria de águas pluviais, esgoto, água, melhorias que fazem parte do PAC 2. Lá dentro do bairro Nossa Senhora das Graças, serão ainda construídas pela Prefeitura 84 novas casas e feitas em torno de 50 reformas. Esta será a terceira etapa do projeto de desfavelização do bairro.

A prefeita Tina Toneti acompanhou as mudanças no início da tarde e falou sobre o Jardim Paraíso. “Esta melhoria na região sempre teve caráter emergencial, entretanto, outras gestões preferiram não mexer com isso. É a obrigação do poder público oferecer moradia de qualidade ao seu povo. Graças a Deus, ao presidente Lula, presidenta Dilma e à nossa equipe da Prefeitura Municipal, pudemos realizar mais este sonho, de todas essas famílias maravilhosas que lutam, que trabalham, que são guerreiros, que vão colher laranja, vão pro corte de cana, alunos estudando para um futuro melhor e que agora com a nova casa, terão mais vontade ainda de sonhar”, disse.

Responsável pelos convênios dentro da Prefeitura, o secretário Municipal de Planejamento Nelson Paulino Leite explica que o recurso para a construção das casas proveio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Para conseguir este tipo de convênio com o Governo Federal, o município precisou se credenciar primeiro, ou seja, apresentar bons resultados de gestão,  manter todas as certidões em dia e desenvolver um trabalho permanente de conhecimento dos programas do governo federal. Isso tudo, é lógico, conjugado com uma forte ação política da prefeita Tina. “, explicou.

A secretária de Assistência Social Eva Uribe Rocha contou como foi o trabalho pré-entrega. “Tivemos oportunidade de trabalhar família a família. A equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) esteve nestes dois anos trabalhando com as famílias beneficiárias. Havia reunião de 15 em 15 dias, cursos preparatórios, portanto, tivemos o privilégio de acompanhar e fazer parte neste passo importante da vida deles”, falou.

A diretora geral da Secretaria Gláucia Martins explica que o trabalho não termina com a entrega das casas. “O acompanhamento das famílias continua, temos que cumprir um período de seis meses, no mínimo, ao lado dos beneficiários. Isto sem falar nos serviços do CRAS que são permanentes em todo o bairro (atendimento sócio-familiar). No momento em que as famílias sentirem dificuldades, estaremos ao lado para prestar a assistência”, contou.

A cozinheira desempregada Glória Evangelista do Nascimento expressou seu sentimento sobre a mudança. “Minha casa é maravilhosa, é tudo o que eu queria. Eu me considero uma pessoa realizada porque eu sempre sonhei em ter minha casa. Muitas das vezes, pensei – até formiga tem casa, porque eu não se eu também sou filha de Deus?”, disse.