De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Jacarezinho já formalizou 272 empreendedores individuais somente neste ano. O expressivo número confere ao município o topo dentre as cidades de nossa região neste segmento.
Outra boa notícia é quanto à geração de empregos. Nos primeiros seis meses do ano, fomos um dos 30 municípios do Paraná que mais empregaram. Na 23ª posição, com 2.763 pessoas contratadas e saldo de 862 (subtraindo os desligamentos), conseguimos nos estabelecer à frente de outros municípios de comprovada força econômica como Cianorte (potência têxtil do Estado), Umuarama, Paranavaí, Pato Branco e Cornélio Procópio.
A secretária Municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços Nadia Jaqueline Cussolin explica que, ao ser criada a Lei do Empreendedor (n°123/2006), foram gerados comitês gestores e criadas ações dentro de todos os municípios. Esta ação em Jacarezinho deu mais do que certo e criou ambiente favorável ao empreendedorismo.
“Desta lei é que foram surgindo as formalizações, que são um bom negócio tanto para quem se regulariza (podendo contar com diversos benefícios como auxílio doença, aposentadoria, etc) quanto para o município, que aumenta a arrecadação de tributos”, explicou Nadia.
Segundo a secretária, a Prefeitura Municipal está conseguindo obter sucesso no fortalecimento de pequenas empresas graças ao planejamento estratégico e de fomento à empregabilidade e formalização das empresas. “Além do mais, o não sucesso de uma pequena empresa tem impacto menor porque cada uma gera em média de quatro a cinco empregos. Quando uma grande empresa não prospera, com cem funcionários, por exemplo, todo o setor econômico da cidade acaba sentindo”, falou.
A pujança expressa em números do Município de Jacarezinho continua a ser incentivada pela Secretaria de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços. Recentemente, foi criada a Sala do Empreendedor para atender especificamente a esta parcela do público, que quer se formalizar. O espaço tem a coordenação de André Luiz de Aguiar Paulino Leite e já promoveu cursos e a Semana do Empreendedor, em parceria com o Sebrae. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 3911-3056 ou diretamente na Secretaria de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços que fica na rua Antonio Lemos, 916, mesmo local da Sala do Empreendedor.
Considerando a implantação do novo Sistema de Escrituração Digital do Município, para adequação, às exigências da Reforma Tributária, informamos que nos próximos dias 03 a 06 de novembro de 2025, o sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e a DEISS, estarão inoperantes.
No vídeo abaixo, estão demonstradas as funcionalidades do novo sistema GOV BR ISS Digital, que reúne no mesmo sistema, as funções de emissão de nota fiscal eletrônico e de entrega da declaração de ISS que estará disponível à partir das 13:00h do dia 06 de novembro de 2025.
Para acessar o video, clique no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1HaxH1sYpDaR954h8fYT38ypydWcEPxSR/view?usp=sharing