Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 11/08/2011 15:52 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Jacarezinho lidera ranking do Norte Pioneiro com 272 formalizações

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Jacarezinho já formalizou 272 empreendedores individuais somente neste ano. O expressivo número confere ao município o topo dentre as cidades de nossa região neste segmento.

Outra boa notícia é quanto à geração de empregos. Nos primeiros seis meses do ano, fomos um dos 30 municípios do Paraná que mais empregaram. Na 23ª posição, com 2.763 pessoas contratadas e saldo de 862 (subtraindo os desligamentos), conseguimos nos estabelecer à frente de outros municípios de comprovada força econômica como Cianorte (potência têxtil do Estado), Umuarama, Paranavaí, Pato Branco e Cornélio Procópio.

A secretária Municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços Nadia Jaqueline Cussolin explica que, ao ser criada a Lei do Empreendedor (n°123/2006), foram gerados comitês gestores e criadas ações dentro de todos os municípios. Esta ação em Jacarezinho deu mais do que certo e criou ambiente favorável ao empreendedorismo.

“Desta lei é que foram surgindo as formalizações, que são um bom negócio tanto para quem se regulariza (podendo contar com diversos benefícios como auxílio doença, aposentadoria, etc) quanto para o município, que aumenta a arrecadação de tributos”, explicou Nadia.

Segundo a secretária, a Prefeitura Municipal está conseguindo obter sucesso no fortalecimento de pequenas empresas graças ao planejamento estratégico e de fomento à empregabilidade e formalização das empresas. “Além do mais, o não sucesso de uma pequena empresa tem impacto menor porque cada uma gera em média de quatro a cinco empregos. Quando uma grande empresa não prospera, com cem funcionários, por exemplo, todo o setor econômico da cidade acaba sentindo”, falou.

A pujança expressa em números do Município de Jacarezinho continua a ser incentivada pela Secretaria de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços. Recentemente, foi criada a Sala do Empreendedor para atender especificamente a esta parcela do público, que quer se formalizar. O espaço tem a coordenação de André Luiz de Aguiar Paulino Leite e já promoveu cursos e a Semana do Empreendedor, em parceria com o Sebrae. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 3911-3056 ou diretamente na Secretaria de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços que fica na rua Antonio Lemos, 916, mesmo local da Sala do Empreendedor.