Saúde

Publicado em: 02/08/2011 16:01 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Epidemiologia capacita agentes contra Hepatite

O departamento de Vigilância Epidemiológica promoveu no final da última semana palestra de capacitação para agentes comunitários. O evento foi ministrado pela enfermeira do Programa de Saúde da Família Mara Alessandra Ribeiro Martins.

A palestra foi feita na antiga Funasa com todos os 48 agentes comunitários, que agora irão colocar este conhecimento em prática junto à comunidade. “No momento final, foi bacana porque os agentes disseram que a informação foi passada e que agora eles se sentem mais tranquilos para chegar junto à população e serem disseminadores de Saúde”, falou Mara.

Nenhum caso de Hepatite A foi diagnosticado em Jacarezinho. A enfermeira explica que esta variável (A) é relacionada a hábitos de higiene – e é uma doença de mais fácil controle. “Em relação à B, C e D, dizemos são doenças silenciosas, já que muitas pessoas podem ter o vírus e não ter nenhuma manifestação”, comentou. A Vigilância Epidemiológica orienta que a população faça exames periódicos, mesmo sem nenhum sintoma.

As Hepatites B e C podem ser consideradas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) porque são transmitidas não só por hemoderivados como por relação sexual. Falar sobre a Hepatite e levar à população tem que ser processo contínuo.

De acordo com Mara, os profissionais de Saúde do Município estão bem amparados pelo poder público para exercer seu trabalho. “Estamos nos sentindo muito incentivados pela Secretaria Municipal de Saúde e, consequentemente, da Prefeitura Municipal. As capacitações de todos os níveis da Saúde são periódicas e eles também prestam toda a assistência quando a gente tem algum projeto em relação à comunidade”, concluiu.