Com a promulgação da Emenda Constitucional n. 58, em setembro de 2009, a chamada PEC dos Vereadores, o município de Jacarezinho, que conta com nove vereadores, tem a possibilidade de aumentar esse número para 11 ou 13.
Atualmente, a Lei Orgânica do Município de Jacarezinho dispõe em seu art. 10 que a Câmara Municipal de Jacarezinho é constituída de nove vereadores. Para alterar a Lei Orgânica, um terço dos vereadores, ou seja, três vereadores devem propor a alteração e ter aprovação, em dois turnos, pela maioria de dois terços (seis vereadores).
No entanto, seis vereadores posicionam-se contrário ao aumento do número de cadeiras no Poder Legislativo, são eles: José Pereira (Zé Macalé, do PMDB), José Izaías Gomes (Zola, do PT), Luciane Aparecida Alves (PT), Maria Luiza Boberg (PMDB), Ricardo Tonet (Fucinho, do PT) e Wilson Ferreira (PMDB).
A posição contrária dos vereadores justifica-se pelo elevado custo que traria à Câmara o aumento de mais quatro vereadores, estipulado num acréscimo de R$ 1.500.000,000 (um milhão e quinhentos mil reais).
Dinheiro este que pode ser revertido em benefícios para a população, como a construção de três escolas ou então asfaltamento de várias ruas dos bairros de nossa cidade. Ainda, verba esta que pode ser revertida para a valorização dos funcionários públicos de carreira do município.