A Escola Municipal Arlindo Bessa promoveu na última sexta-feira (1) uma Festa Julina para seus alunos. Mais do que saborear as comidas típicas e festejar ao modo caipira, a festança serviu para que os alunos de 1º ao 5º ano desenvolvessem a coordenação motora, aprendendo diferentes tipos de dança.
As coreografias, mais complexas que das tradicionais quadrilhas, foram desenvolvidas e ensaiadas pela professora Luciana Aparecida Alves Gomes Bassinelo, que transformou suas horas atividades em grandes benefícios para as crianças e para a instituição.
De acordo com Luciana, as crianças se empolgaram com o projeto e demonstraram empenho nos ensaios das coreografias. “Através da dança, as crianças tem contato maior com os colegas, adquirem lateralidade, desenvolvimento motor, perdem a timidez e melhoram o desempenho na fala e nos estudos”, fala.
O 2º ano dançou a música “Clima de Rodeio”; O 3°, “Na sola da Bota”; o 4º “Dança Country” e o 5º ano, “Ela só pensa em namorar”, sem contar a quadrilha envolvendo crianças de várias séries.
A diretora da Arlindo Bessa Andrea Estefane de Andrade explica que foram realizados trabalhos ligados ao tema em sala de aula como caça palavras, cruzadinhas, atividades em geral, além dos ensaios das danças. “É um dia festivo, para desenvolver o lado artístico das crianças neste momento de quase férias. Uma festa interna, sem nenhuma expectativa de lucro”, diz.
A coordenadora da escola é coordenadora Vera Lucia Rossignoli conta que o objetivo da festa é também cumprir a tradição que já segue há vários anos na escola. “A integração entre os alunos é o mais importante. Para comer, algodão-doce, cachorro quente, pipoca”, conta. Depois da festa, as crianças receberam lembrancinhas referentes à festa.
No período da tarde, a festa foi com a parceria com os acadêmicos dos departamentos de Matemática e Biologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Na cozinha, Donizeti Aparecida Ribeiro da Silve, 56, conta que o trabalho dobra nessas festas, mas que “vale toda a pena”. “Devemos mesmo divulgar estas festas para incentivar outros colégios a fazer uma festa tão bonita quanto esta”, diz.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.