Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 06/06/2011 17:03 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura, IF e IAP plantam primeiras 230 árvores

Parceria entre o Departamento de Meio Ambiente, Instituto Federal (IF) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) rendeu na manhã de hoje o plantio de 230 árvores. Os próprios alunos do IF ficaram responsáveis por plantarem as mudas, no território do futuro “Bosque Bela Vista”, localizado próximo ao portão de entrada da unidade educacional. Atividade também integrou a programação da II Semana do Meio Ambiente.

À frente dos projetos ambientais da Prefeitura, o secretário de Conservação Urbana Leonardo Costa Santos disse que daqui a alguns anos, com o bosque já contando com grande diversidade de espécies de árvores, poderá ser lugar agradável e ecológico para usufruto e bem estar da população de Jacarezinho.

O nome do bosque surgiu concomitantemente da cabeça de dois alunos, Paulo Ricardo Muchagato e Lucas Roesler Monteiro. Os dois fizeram a mesma sugestão. “Aqui é um lugar que te dá uma visão panorâmica de boa parte da cidade. É belíssimo”, contou Lucas. O adolescente de 15 anos mora em Santo Antonio e conta que escolheu estudar no IF pelo fato de o Instituto “ser uma das escolas mais conceituadas do país”. Ele acredita que preservar o meio ambiente vai “fazer totalmente a diferença no futuro” e por isso, fez questão de fazer sua parte.

As mudas foram cedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná, que apoiou também outros eventos da II Semana, como a trilha com alunos do 5º ano das escolas Municipais. A Chefe Regional do IAP Rosa Maria Gonzaga Baccon disse que, através desta ação, os adolescentes podem aprender o valor do cultivo das árvores. “Muito adequado este Bosque ser alocado naquela região, de aprendizado dos alunos, podendo fazer os jovens sentirem-se responsáveis pela Ecologia do planeta”, disse.

O diretor do Instituto Federal Gustavo Villani Serra disse que a ideia do bosque integra a proposta de trabalho do Instituto. “Nossos alunos tem responsabilidade social e cidadã. Dissemos desde o início da construção que seria desta forma e temos conseguido inserir este tipo de comportamento rotineiramente. Estudar no IF tem uma aura, um espírito diferente. Procuramos repassar aos nossos alunos conceitos e não apenas aulas formais”, abordou.

A tecnóloga do Departamento de Meio Ambiente, Annieli Maieski explicou que um bosque deste porte é importante para conservar a biodiversidade da região. “Como já há várias nascentes e outros pontos de mata nativa naquele trecho, ao fazer um bosque, pode-se acabar criando um corredor ecológico que vai ajudar a conservar a flora da região”, disse.