Geral

Publicado em: 27/05/2011 11:47 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

O Conto de Fadas real da vinda do IF para Jacarezinho

A verdadeira odisséia do ensino tecnológico em Jacarezinho começou há cerca de seis anos e teve seu mais recente capítulo registrado ontem, com a comemoração do primeiro aniversário do IF. A história continua e hoje qualquer jacarezinhense que desejar pode ser parte integrante dela. Depois de tanta luta, o Instituto Federal continua em franco crescimento. “Embora cada etapa dessas não tenha sido nem um pouco fácil, não doeu nada se comparado ao resultado que estamos colhendo hoje e que veremos no futuro”, disse Tina Toneti.

Confira abaixo as etapas a que nossa prefeita se referiu.

A fantástica história da vinda do Instituto Federal para Jacarezinho foi lembrada na noite de ontem, começando nos idos do ano de 2005, quando a prefeita Tina e a secretária de Comércio, Turismo, Indústria e Serviços Nadia Jaqueline Cussolin percorreram a região. “Naquela época, os terrenos do Jardim Panorama [atrás do IF] tinha preços desvalorizados e até mesmo os da Nova Jacarezinho, um bairro nobre, apresentavam valor muito reduzido. A cada dia que passa, esta região tem maior valor agregado por conta de nosso Instituto”, comentou a prefeita.
O próximo momento marcante citado foi de janeiro de 2006, quando Tina iniciou sua luta para fazer com que Jacarezinho fosse reconhecida como cidade pólo regional. “Depois de alguns anos de políticas municipais pouco eficientes na área da educação, não éramos mais reconhecidos nem mesmo como referência estudantil. Era preciso que isso fosse demonstrado para o Governo Federal. Descobri quais eram os trâmites no MEC e pedi ao Nelson que reunisse as informações que provassem nossa identidade como pólo estudantil”, prosseguiu a prefeita.
Mais tarde, na Marcha dos Prefeitos, em Abril de 2007, os representantes de nossa cidade descobriram que 29 dos 30 deputados da bancada paranaense haviam assinado uma lista indicando outro município para sediar o IF.
E havia um último recurso, que era falar diretamente com o Ministro da Educação Fernando Haddad. E este talvez seja o momento chave da vinda do IF. Todo o material levantado pela equipe da Prefeitura e o preenchimento dos requisitos técnicos talvez não fossem suficientes sem esta intervenção abrupta da prefeita Tina Toneti.
Na própria Marcha, a prefeita furou um cordão de seguranças e agarrou o braço do Ministro, clamando por Jacarezinho como cidade sede. Depois de mais alguns minutos de conversa, Haddad confessou que ouvira falar de Jacarezinho a semana toda em seu gabinete, tal era a insistência da equipe da Prefeitura Municipal no envio de projetos, adequação das exigências e tentativas inúmeras de convencimento.
O deputado Ângelo Vanhoni foi o único voto a favor de nossa cidade. Entretanto, mesmo estando sozinho, este voto ter saído dele fez a diferença na decisão final, considerando a influência do parlamentar dentro do Partido dos Trabalhadores. Esta confluência de fatores resultou em um telefonema do então governador Roberto Requião diretamente para a prefeita Tina, anunciando que o IF era nosso. Fernando Haddad ligou no mesmo dia confirmando as palavras do ex-governador. E este era só o primeiro passo.
Ainda faltava escolher o local, submeter à aprovação da Câmara Municipal, providenciar orçamento, comprar o terreno, licitar a construção. O agora secretário de Estado professor Alípio Leal era reitor do IF na época e veio várias vezes ao nosso município acompanhado dos engenheiros, professores e técnicos da UFPR, para preparar a instalação da escola e a sua organização.