Geral

Publicado em: 25/05/2011 11:14 | Autor: Alfredo Jorge / Rômulo Madureira / Departamento de Comunicação

Em discurso, prefeita Tina Toneti fala de cultura em sua gestão e em sua vida

“Sou nascida na cultura popular da feira livre”, foi com essas palavras que Tina Toneti começou seu discurso no Fórum de Cultura da UENP. Resumidamente, nossa prefeita citou alguns momentos de sua vida intimamente ligados à cultura, passagens estas que formam a vida de qualquer cidadão. Tina cantava desde pequena em festas populares, fez um ano de faculdade de Música em Curitiba, não teve dinheiro para continuar e voltou para Jacarezinho para fazer Direito. Lá, a universitária que nem sonhava em ser prefeita conheceu Danilo Junior de Oliveira, com quem organizou a 1ª Semana Cultural da Faculdade. Danilo também seria mais tarde seu primeiro Diretor do Departamento de Cultura e o parceiro com quem Tina reformularia o setor.
A prefeita de Jacarezinho tratou a cultura de forma holística em seu discurso, citando a teoria culturológica, culturalismo, cultural studies, Escola de Frankfurt e Gramsci. “Talvez neste dia devêssemos conceber os bens culturais como direito de todos e não como privilégio de poucos, ou talvez devêssemos fazer uma reflexão frankfurtiana sobre a cultura no mundo contemporâneo, mas creio que é muito mais útil, neste momento, refletirmos sobre a relação Universidade x Comunidade X Cultura”, disse a prefeita, concluindo com uma adaptação do conceito da luta hegemônica de Gramsci, de que “Cultura” não concerne a uma esfera separada da vida social, mas à própria vida social em geral.
Mas a trajetória da prefeita prova que ela não deixou este conhecimento ficar apenas no papel. Com habilidade política e vontade de provocar mudança, Tina Toneti adaptou tais conceitos e ideais para sua própria gestão, haja vista o orçamento destinado para a cultura, multiplicado por cinco depois que Tina assumiu a Prefeitura.
“Juntos criamos uma agenda de políticas públicas de cultura, com eventos e oficinas permanentes de cultura, aumentamos o orçamento da Cultura que em 2004 era de mais ou menos R$89 mil (não chegava nem a um por cento do orçamento geral). De 2006 em diante até os dias de hoje, são mais de R$500 mil investidos, totalizando praticamente 2% do orçamento do mês”, salientou.
A prefeita lembrou que isso foi uma conquista para a cultura local, para os artistas, para todos que militam ou entendem a importância da cultura como política pública visando a transformação social. Tina Toneti também se lembrou da luta travada pela comunidade cultural para que se torne lei federal a União investir obrigatoriamente 2% do seu orçamento geral em cultura e os Estados e municípios, ao menos 1%, um valor que, se aprovado, ainda será metade do que é aplicado em nossa cidade pela prefeita.