Geral

Publicado em: 17/05/2011 09:38 | Fonte/Agência: Câmara Municipal | Autor: João Paulo Penha

Atividades realizadas na Sessão Ordinária da Câmara Mirim

Na última sexta-feira (13/5), a Secretária Municipal de Assistência Social EVA CRISTINA URIBE ROCHA e a Diretora Geral do Departamento de Assistência Social GLÁUCIA MARTINS, a convite da Câmara Mirim, vieram fazer uma exposição sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos em nosso Município.

Inicialmente, a Secretária Municipal de Assistência Social fez uma breve apresentação aos Vereadores Mirins, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre as atividades da Secretaria.

Na sequência, a Diretora Geral do Departamento de Assistência Social fez um breve relato dos programas que vem sendo executados em nosso Município, dentre os quais destacam-se: o Programa Nacional de Inclusão de Jovem - PROJOVEM,  Programa Leite das Crianças, Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Programa de Habitação, entre outros.

Gláucia falou também a respeito do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, cuja função é organizar, coordenar e executar serviços de Proteção Social Básica em áreas de maior vulnerabilidade social. Atualmente, Jacarezinho possui duas unidades do CRAS: uma no Bairro Aeroporto e outra na Vila São Pedro.

A Diretora Gláucia mencionou que a Secretaria Municipal de Assistência Social oferece ainda alguns benefícios eventuais aos cidadãos jacarezinhenses em situações excepcionais de vulnerabilidade temporária. Além disso, enfatizou que a Secretaria proporciona alguns cursos profissionalizantes de culinária, informática, dentre outros, possibilitando a inserção dos assistidos no mercado de trabalho.

Em seguida, foi destacado o atendimento sócio familiar prestado pela Secretaria, cujo objetivo é melhorar as condições de vida das famílias, através de orientações psicológicas, sociais e culturais. Outra atividade realizada é o levantamento socioeconômico de pessoas com 65 anos ou mais e de pessoas portadoras de deficiência que vivem em famílias cuja renda seja de até ¼ do salário mínimo por pessoa, para ser encaminhado ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, com vistas à concessão de Benefício de Prestação Continuada - BPC.

Gláucia falou também sobre o Programa de Medidas Socioeducativas , que é destinado aos adolescentes infratores em liberdade assistida encaminhados pelo Poder Judiciário  e consiste em um conjunto de ações que visam à reeducação desses menores.

Todo o trabalho da Secretaria de Assistência Social é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por: 5 Assistentes Sociais, 3 Psicólogos, 2 Pedagogas, 2 Professores de Educação Física, 1 Técnico Nível Superior (Bolsa Família), 1 Técnico Nível Superior (Conselhos), 7 Auxiliares Administrativos, 4 Auxiliares de Serviços Gerais, 2 monitores, 7 professores (orientadores), 2 Motoristas e 1 Estagiária de Serviço Social.

Por fim, a Diretora Gláucia ressaltou que as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social não se limitam a conceder cestas básicas ou de controlar o Programa Bolsa Família. Segundo ela, o trabalho visa socorrer de forma imediata os necessitados e, ao mesmo tempo, criar condições para profissionalizar e inserir os assistidos no mercado de trabalho. A palestra foi encerrada com a citação do eminente poeta William Shakespeare e que resume todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria: "Ser grande é abraçar uma causa grande".

Autor:

João Paulo Penha