Na última sexta-feira (13/5), a Secretária Municipal de Assistência Social EVA CRISTINA URIBE ROCHA e a Diretora Geral do Departamento de Assistência Social GLÁUCIA MARTINS, a convite da Câmara Mirim, vieram fazer uma exposição sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos em nosso Município.
Inicialmente, a Secretária Municipal de Assistência Social fez uma breve apresentação aos Vereadores Mirins, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre as atividades da Secretaria.
Na sequência, a Diretora Geral do Departamento de Assistência Social fez um breve relato dos programas que vem sendo executados em nosso Município, dentre os quais destacam-se: o Programa Nacional de Inclusão de Jovem - PROJOVEM, Programa Leite das Crianças, Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Programa de Habitação, entre outros.
Gláucia falou também a respeito do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, cuja função é organizar, coordenar e executar serviços de Proteção Social Básica em áreas de maior vulnerabilidade social. Atualmente, Jacarezinho possui duas unidades do CRAS: uma no Bairro Aeroporto e outra na Vila São Pedro.
A Diretora Gláucia mencionou que a Secretaria Municipal de Assistência Social oferece ainda alguns benefícios eventuais aos cidadãos jacarezinhenses em situações excepcionais de vulnerabilidade temporária. Além disso, enfatizou que a Secretaria proporciona alguns cursos profissionalizantes de culinária, informática, dentre outros, possibilitando a inserção dos assistidos no mercado de trabalho.
Em seguida, foi destacado o atendimento sócio familiar prestado pela Secretaria, cujo objetivo é melhorar as condições de vida das famílias, através de orientações psicológicas, sociais e culturais. Outra atividade realizada é o levantamento socioeconômico de pessoas com 65 anos ou mais e de pessoas portadoras de deficiência que vivem em famílias cuja renda seja de até ¼ do salário mínimo por pessoa, para ser encaminhado ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, com vistas à concessão de Benefício de Prestação Continuada - BPC.
Gláucia falou também sobre o Programa de Medidas Socioeducativas , que é destinado aos adolescentes infratores em liberdade assistida encaminhados pelo Poder Judiciário e consiste em um conjunto de ações que visam à reeducação desses menores.
Todo o trabalho da Secretaria de Assistência Social é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por: 5 Assistentes Sociais, 3 Psicólogos, 2 Pedagogas, 2 Professores de Educação Física, 1 Técnico Nível Superior (Bolsa Família), 1 Técnico Nível Superior (Conselhos), 7 Auxiliares Administrativos, 4 Auxiliares de Serviços Gerais, 2 monitores, 7 professores (orientadores), 2 Motoristas e 1 Estagiária de Serviço Social.
Por fim, a Diretora Gláucia ressaltou que as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social não se limitam a conceder cestas básicas ou de controlar o Programa Bolsa Família. Segundo ela, o trabalho visa socorrer de forma imediata os necessitados e, ao mesmo tempo, criar condições para profissionalizar e inserir os assistidos no mercado de trabalho. A palestra foi encerrada com a citação do eminente poeta William Shakespeare e que resume todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria: "Ser grande é abraçar uma causa grande".
Autor:
João Paulo Penha
Assistente Legislativo da Câmara Municipal de Jacarezinho
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.